Investir em comunicação visual pode fazer toda a diferença para o sucesso de um empreendimento, afinal, as pessoas conseguem identificar situações através dos símbolos.
Observe como as imagens, cores e formas fazem parte do dia a dia da sociedade, facilitando entendimentos e possibilitando a compreensão do que se deseja comunicar com clareza e rapidez.
Esse tipo de linguagem é utilizada e faz parte da experiência humana, onde podem ser encontradas em:
- semáforos,
- estações rodoviárias,
- aeroportos,
- shopping centers,
- placas de sinalização.
Basta olhar para que se saiba por onde andar, quando parar ou que caminho tomar para alcançar o local desejado.
Também é através dessa linguagem que se localizam: lojas, restaurantes, empresas e o que se está procurando.
Neste post, apresentaremos a comunicação visual e o quanto esse detalhe é importante para que seu negócio possa se diferenciar no mercado. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
O que é a comunicação visual?
A comunicação visual é um processo utilizado para que as pessoas possam receber informações através dos seus olhos.
Desde a pré-história, o homem utiliza esse recurso para se comunicar, onde possivelmente desenhos feitos em cavernas ou em pedras tinham por objetivo:
- comunicar algum fato a outros seres humanos,
- sinalizar alguma manifestação religiosa,
- organizar, contar e medir ações,
- representar artisticamente o dia a dia de uma sociedade.
Por toda a história humana a comunicação visual esteve presente, através de bandeiras, brasões, cores de uniformes e símbolos que apontavam a presença de algum grupo ou locais pertencentes a alguma organização.
Os antigos empreendedores perceberam rapidamente a potencialidade desses recursos e divulgavam seus negócios a partir da criação de suas marcas.
Tipos de comunicação visual
Como vimos, existem diversas opções de comunicação visual, onde algumas delas são excelentes para fortalecer a marca das empresas junto ao mercado.
Quando as atenções são voltadas para o mundo digital, essas possibilidades se ampliam exponencialmente, onde se pode utilizar recursos como:
- fotos,
- vídeos,
- layouts, etc.
Qualquer empresa nos dias atuais pode marcar sua presença na internet, oferecendo uma página (site) para que seus clientes possam conhecer o empreendimento ou ainda um blog onde sejam divulgados conteúdos de qualidade que ajudem as pessoas a resolver problemas ou adquirir conhecimento.
Muito pode ser feito para atrair o público, porém, é preciso qualidade e o uso adequado de algumas técnicas que possibilitam os resultados desejados em termos de conversão.
Por que ela é tão importante para alavancar negócios?
O uso da internet e a correta aplicação da comunicação visual são ferramentas que alavancam negócios.
Muitas empresas conseguiram dar um salto em seus projetos a partir de estratégias bem definidas que fizeram suas marcas alcançarem o seu público e expandir os seus negócios por todo o território nacional e até mesmo no exterior.
O bom gosto, associado a estratégias inteligentes de vendas, possibilita um alcance jamais visto até hoje na história da humanidade.
No entanto, é preciso contar com especialistas que possam efetivamente desenvolver o branding, ou seja, a gestão de uma marca.
Nos dias atuais, as empresas que desejam crescer e ocupar um importante espaço do mercado precisam trabalhar suas identidades, agregando valor a seus negócios.
Para saber mais a respeito da comunicação visual e conhecer especialistas no assunto, vale a pena fazer contato com a 1516gdm, uma empresa de consultoria com inspiração criativa que transforma negócios, gerando marcas competitivas e admiradas pelo mercado!