Branding

O que é branding?

O que mais se vê são empresas de publicidade comunicando que fazem branding para seus clientes. E quando se faz uma pequena pesquisa se percebe que a criação de marca está sendo titulada de branding como uma “gourmetização” da atividade de design. Para entender melhor, vamos esclarecer algumas coisas.

Melhor começar em dizer o que NÃO É BRANDING. Design de marca, plano de comunicação ou estratégia de marketing. Tudo isso é reflexo de uma estratégia de branding, não o próprio branding.Branding é o processo de construção tanto da promessa quanto da entrega da marca.

Fazendo uma metáfora, imagine sua empresa como um iceberg que tem uma parte visível e a maior parte que está submersa. Tudo que está submerso é considerado seu posicionamento, DNA, valores, missão, estratégias, modelo de gestão, etc. Tudo que está visível é exatamente os resultados dessas escolhas internas como marca, comunicação, ações de marketing, embalagens, rede social etc. O público no final das contas só vê a parte de cima do iceberg e com isso ele julga o que sua empresa é ou não é exatamente pelas atitudes da empresa, e sua atitude é reflexo do seu jeito de ser.

 

O que queremos dizer com essa metáfora é que de acordo com sua estratégia sua marca passa uma imagem expressiva para o público.

Branding é um conjunto de estratégias que começa por entender o que a empresa é, seus verdadeiros diferencias, o que ela entrega de valor, seu propósito. Para trabalhar isso na gestão e pontos de contato. Com o objetivo de formar uma imagem original do negócio ou produto para o seu público interno e externo.

Tecnicamente existem formatos estratégicos que combinam com as forças de uma empresa, que muda de acordo com a atividade e forma de atuação. Isso significa que uma estratégia de marca não necessariamente irá funcionar para todas, a final de contas uma empresa não é igual a outra mesmo que vendam a mesma coisa. Existem estratégias de marca que são direcionadas para a construção de uma persona, mas também existem empresas que a força maior está em sua visão de mundo, já em outras está em seu propósito. O que não determina a exclusão do uso dessas estruturas em um plano de branding.

 

Um projeto de branding VERDADEIRO e bem direcionado começa por diagnosticar qual a maior força da empresa para escolher a estratégia, afinal branding não é imposição. Definir que a estratégia de uma marca seguirá pela construção de uma persona e as atitudes da empresa e sua gestão não refletem essa estratégia é o começo do fim.