Notícias

Preocupados com o meio ambiente, brasileiros estão mais conscientes na hora de consumir

sustentabilidade

Pesquisa aponta crescimento do interesse nacional pela preservação sócio-ambiental.

Foi-se o tempo em que a preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente se limitava a poucos ambientalistas e militantes. De acordo com a pesquisa realizada pela Febrapan (Federação Brasileira de Bancos), 92% dos brasileiros atualmente levam em consideração práticas e valores sustentáveis na escolha de empresas e produtos.

O estudo,  desenvolvido em parceria com o Inpe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), ouviu cerca de três mil pessoas entre os dias 2 e 7 de setembro, com o objetivo de entender a relação do brasileiro com os temas sustentáveis.

Dos entrevistados, por exemplo, 35% afirmaram já ter deixado de consumir produtos e serviços de empresas relacionadas a práticas de desrespeito ambiental, social ou animal.

Além disso, mais da metade das pessoas estão dispostas a boicotar marcas e negócios envolvidos em questões de desmatamento ou poluição e quase oito de dez entrevistados esperam leis mais rígidas para empresas que não seguem padrões sustentáveis.

Estes dados seguem a tendência de crescimento do interesse nacional pela preservação sócio-ambiental, como também pelas temáticas das mudanças climáticas.

Isto é possível perceber no dado divulgado pelo trabalho, no qual 77% dos brasileiros atualmente acreditam na importância de adotar práticas sustentáveis, mesmo sob o risco de diminuir o lucro e o desenvolvimento econômico do país.

A responsabilidade pelo cuidado da natureza, de acordo com a metade dos entrevistados, deve ser compartilhada com todos os setores da sociedade. Porém, 44% acham que esta deve ser prioridade dos governos e entidades públicas, 24% das famílias e cidadãos e 21% das empresas (aqui, múltiplas respostas foram permitidas).

Independente disso, a pesquisa também mostrou que os brasileiros estão mais receptivos a adoção de práticas sustentáveis independente do âmbito social. Por exemplo: 98% acham importante a adesão pelas famílias e cidadãos e 96% pelos governos e empresas.

A pesquisa pode ser lida na íntegra no site oficial da Febraban.