Matérias

Conhecendo a 1516 pelo olhar de Gustavo Fernandes

A 1516 é uma empresa que elabora e, sobretudo, viabiliza a projeção da identidade de um empreendimento, bem como, a projeção da imagem dos produtos, das instituições e das marcas de seus clientes, a partir de um investimento intelectual criativo, inventivo e especializado, com vistas para a edificação e consolidação da sua gestão e da construção de uma identidade visual diferenciada, para os diversos produtos laborados no mercado empresarial e corporativo na cidade do Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil e até mesmo no exterior. 

A cultura e a práxis da 1516 foi gestada e idealizada por Gustavo Fernandes – Gestor de Marcas da Empresa – para que a agência fosse especialista e especializada nos segmentos do design e do branding, respeitando, consecutivamente, os pilares do trabalho e do conhecimento, acerca dos segmentos, do design e do branding, identificando nestes a sua importância conceitual e a sua devida aplicabilidade metodológica e estratégica nos mais variados produtos do mercado empresarial e corporativo. Para tanto, Gustavo Fernandes destaca que: “essa metodologia tem um significado muito importante para a cultura da 1516, uma vez que, elimina qualquer resquício de egocentrismo, bastante comum em ambientes de comunicação, além de, direcionar a equipe para o foco do trabalho com o design. 

Gustavo ainda acrescenta que: “Para sermos especialistas em qualquer seguimento e assunto precisamos estudar constantemente, e, dessa forma, iremos elaborar projetos cada vez mais ricos, mais criativos e mais inteligentes”.

Na 1516 o design e o branding – além de estruturar a cultura da empresa – norteiam o processo criativo, uniformiza a operacionalidade inventiva e fecunda da equipe e fornecem subsídios conceituais e teóricos para melhor gerir o setor e os negócios dos seus clientes. Seguindo essa métrica conceitual e essa operacionalização de trabalho a 1516 já desenvolveu mais de quinhentos (500) projetos para diferentes empresas no Brasil e no exterior e atingiu a marca de duzentos e sessenta (260) clientes atendidos no Rio Grade do Norte, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, em João Pessoa, em Lisboa, em Angola e Algarve. 

Entrevista com Gustavo Fernandes

Gustavo Fernandes - 1516 Gestão de Marcas

Gustavo Fernandes – 1516 Gestão de Marcas

Pense Bem: Quando a 1516 foi criada?

Gustavo Fernandes: Tudo iniciou em 2014 quando resolvi concluir um ciclo de anos trabalhando no mercado publicitário em agências de Natal e de João Pessoa. No ano em questão eu iniciei o planejamento do que gostaria de fazer depois da minha despedida do mercado publicitário e principalmente como acreditava o que seria ser uma boa empresa. O plano teve início com o que eu chamei de MVP (mínimo viável possível) entre os anos de 2015 e 2016. Porém, não sabia se o plano iria dar certo, uma vez que, à época, o design e branding não eram tão influentes nas empresas de comunicação local (as empresas de comunicação só tinham olhos para a mídia e para a publicidade convencional). O mercado de clientes também não dava muita relevância para o design e para o branding. Foi um desafio. Pensei como seria implantar uma cultura organizacional e um processo de trabalho diferenciado em um mercado que ainda era inerte. Uma coisa eu tinha certeza; a empresa iria se chamar 1516 em função do ano em que foi pensada e criada. Tudo deu certo e ao final de 2016 os indicadores marcavam 90% de aprovação do mercado.

Pense Bem: Quem é Gustavo Fernandes?

Gustavo Fernandes: Sou Gestor de Marca da 1516, casado, pai de duas meninas. Fui professor universitário, diretor de arte, design e diretor de criação em outros momentos da vida.

Pense Bem: Qual a sua idade? 

Gustavo Fernandes: Alma velha e corpo jovem.

Pense Bem: Qual o seu signo? 

Gustavo Fernandes: Libra

Pense Bem: Qual a sua cor preferida? 

Gustavo Fernandes: Do resultado de todas as cores juntas. Preto.

Pense Bem: Porque escolheu a Publicidade e Propaganda? 

Gustavo Fernandes: Foi o primeiro encanto antes da escolha definitiva.

Pense Bem: Como se deu sua migração da Publicidade e Propaganda para o Design? 

Gustavo Fernandes: Foi natural, nas agências os projetos de design caiam mais para as minhas mãos. E eu gostava mais.

Pense Bem: Qual teórico do design você mais gosta, admira e porquê?

Gustavo Fernandes: A natureza da vida é o principal autor do design moderno e que todos de alguma forma, tendo ou não clareza, se inspiram.

Pense Bem:  A teoria anda atrelada à prática na 1516? Como a teoria e a prática se completam na vivência e no processo de criação da 1516?

Gustavo Fernandes: A teoria é constante e começa com uma suposição do que acreditamos ser adequado para suprir uma necessidade. Isso se torna prática quando o projeto ganha vida no sentido da realização. Antes, até então, tudo é teoria. Para que tenhamos domínio sobre o intangível organizamos planos com etapas e ferramentas específicas. Nosso processo criativo é técnico, pragmático e objetivo. Não trabalhamos com o modelo de esperar por uma inspiração.

Pense Bem:  O que é Branding (Gestão de Marcas)? Quando este conceito foi introduzido no mercado internacional e brasileiro? Quais Empresas internacionais e brasileiras trabalham com o Branding? 

Gustavo Fernandes: Branding em sua essência significa administrar uma marca para que ela seja reconhecida em diferentes níveis e escalas.

No Brasil os grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo já trabalham com branding há mais de 20 anos. A pouco menos de 10 anos que a atividade se expandiu para outros mercados como o marketing e a propaganda. Certamente com a atuação digital e o baixo poder de ganho sobre a mídia, algumas empresas de comunicação se reinventaram. Em Natal por exemplo, na época que iniciei com a 1516, não se tinha conhecimento de empresas que atuavam com branding, atualmente, algumas empresas de propaganda e marketing digital já oferecem o serviço adaptado as suas realidades de entrega. Na 1516 seguimos com o branding raiz que oferece o fator de diferenciação que os clientes tanto buscam.

Pense Bem: Na prática o que você entende por Branding (Gestão de Marcas)? Na sua opinião qual é o diferencial que este conceito de mercado pode oferecer para alavancar o Design de uma marca e qual seria o resultado imediato, a médio e curto prazo para o seu cliente empreender?

Gustavo Fernandes: Na prática eu ofereço um projeto no qual a empresa cliente atua a estratégia do negócio junto com o branding. Branding e negócio passam a ser um só, então, isso significa que a marca passa a ser a principal estratégia empreendedora. Eu entendo que o branding é um formato para empreender e administrar. Enquanto algumas empresas condicionam a estratégia para as vendas com foco em promoção e preço, as marcas formadas pela 1516 aprendem a se diferenciar por estratégias que valorizam o produto ou a instituição. Branding e design juntos ajudam as marcas a terem identidade e imagem com personalidade, facilitando as vendas a médio prazo, devido ao reconhecimento e principal escolha pelo público.

Pense Bem: Qual o feedback que o seu cliente tem dado em termos de satisfação por escolher a 1516?

Gustavo Fernandes: Nossos clientes afirmam que os projetos representam com exatidão a visão de mundo das empresas; mesmo eles não sabendo esclarecer isso.

Pense Bem: O que você tem a dizer a um cliente em potencial e que ainda não conhece a 1516? Qual o seu método de persuasão para atrair novos clientes? O que você tem a dizer e a oferecer aos novos clientes da 1516? 

Gustavo Fernandes: Não oferecemos estratégias comuns pois sabemos que cada empresa tem seu DNA único e só por isso todos os nossos esforços são para espelhar a verdadeira essência do negócio, seja por meio da identidade, ou para formar uma imagem. Independentemente do tamanho ou idade da empresa.