Branding

De que forma o databranding pode ser usado para construir uma marca?

De que forma o databranding pode ser usado para construir uma marca?

O databranding é uma estratégia de grande importância para toda marca que quer se posicionar no mercado com mais eficiência e alcançar o consumidor de maneira mais efetiva.

Enquanto outras práticas presentes no branding de uma empresa podem ser elaboradas com o objetivo de aumentar o número de vendas, nesse caso, trata-se de construir uma imagem mais consistente da marca perante seus clientes.

Para isso, as empresas lançam mão de ações, como a análise de dados e métodos inovadores, que geram um acompanhamento mais eficaz.

Neste post, falaremos sobre o que é o databranding e de que maneira ele pode contribuir com a construção da sua marca. Confira!

O que é databranding?

O databranding consiste em uma metodologia aplicada por diversas empresas para acompanhar o desempenho de campanhas publicitárias e melhorar o alcance que se tem sobre o público.

Para isso, a prática da estratégia envolve o método test and learn, que envolve a realização de testes com certa regularidade, para acompanhar o impacto de diferentes variáveis e compreender qual sua contribuição para a campanha, de modo geral.

Assim, através de ciclos que costumam ser quinzenais, é possível alterar alguns elementos e verificar qual o seu impacto, mudando o formato dos anúncios utilizados ou até o público-alvo ao qual são oferecidos.

Nesse sentido, a análise de dados se faz também bastante presente ao longo desse processo.

Quais as vantagens do uso do databranding?

Utilizar o databranding como uma metodologia de análise do desempenho de uma campanha pode trazer uma série de vantagens, potencializadas por proporcionarem uma atuação mais ágil por parte da marca.

Tendo em vista que o método envolve o acompanhamento constante de variáveis e uma avaliação que se dá em ciclos, é possível realizar intervenções ainda durante a campanha, gerando melhores resultados e um posicionamento mais assertivo.

Trata-se, ainda, de uma forma de avaliar o desempenho de fatores isolados utilizados nas ações de marketing e de posicionamento da empresa, o que proporciona um estudo mais preciso e a criação de soluções mais eficientes.

Além disso, essa é uma estratégia simples e que pode ser aplicada no dia a dia de qualquer negócio, tornando-se parte das suas atividades e se adaptando às necessidades de cada marca.

Como ele pode ajudar na construção de marca?

Uma pesquisa conduzida pelo Facebook mostra que 77% dos consumidores preferem fazer negócios com marcas com as quais já tiveram contato.

Partindo dessa informação, podemos perceber que aproximar uma empresa do seu público é fundamental tanto para atrair clientes quanto para mantê-los por perto.

Para que esse processo aconteça, é essencial que a identidade da marca seja reforçada através de campanhas que alcancem o público de maneira efetiva, levando-o a relacionar determinado produto ou serviço ao seu negócio.

Um exemplo clássico: quando fala refrigerante de cola, em qual você pensa? Ainda que existam diversas marcas, a Coca-Cola conseguiu criar o seu posicionamento de tal forma que está presente na memória da maioria dos consumidores.

O databranding pode contribuir exatamente para isso. Seja no decorrer desse procedimento de criação e fixação de marca ou ao oferecer métodos mais eficazes de acompanhamento em relação às ações de marketing empregadas pela empresa.

Com essa metodologia, é possível elaborar atividades cada vez mais efetivas e que levem o consumidor a construir uma imagem positiva da atuação do empreendimento em sua memória.

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