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Entendendo o próprio negócio: Bonecas de Waldo

A partir do trabalho de branding e de gestão, casal empreendedor desenvolve visão estratégica e prospecta os próximos passos da marca.


As “bonecas russas” são conhecidas no Brasil por possuírem apenas olhos e bochechas rosadas, sem boca ou nariz. Expressando-se pelo olhar, conseguem se conectar e passar emoções complexas diretamente a quem as fitam.

Trabalhando com bonecas desse modelo desde o segundo semestre de 2019, os potiguares Leidiane Santos e Ênio Gomes, criadores da marca Bonecas de Waldo, vivenciam a cada entrega o poder afetivo e emocional que as peças carregam.

“As nossas bonecas passam um afeto que você não consegue ver em bonecas comuns, como a Barbie”, pontua Leidiane.

No começo de 2020, com o objetivo de profissionalizar e desenvolver o negócio, o casal buscou auxílio ao Sebrae e à 1516. Foi realizado, então, um trabalho estratégico de branding com a construção do nome e de toda identidade visual da marca, como logo, cores e etiquetas, como pode ser visto no portfolio da marca.

“A passagem da 1516 pelas Bonecas de Waldo foi uma virada de chave, porque nós sabíamos o que era o nosso produto, mas não tínhamos a dimensão dele. Achávamos as bonecas bonitas e apresentávamos da nossa forma. A proposta de branding ligada a nossa essência nos abriu os olhos”, comenta Leidiane. 

De acordo com o casal, a estratégia de posicionamento e de identidade foi essencial para entenderem o propósito do próprio negócio: transmitir sentimentos. Assim, conseguem traduzi-lo em diversas etapas do produtos.

Os efeitos, segundo Ênio, já são sentidos por meio do feedback da clientela: “O cuidado passado pela 1516 deu um ‘up’ no nosso negócio. Todos os clientes que recebem nossas bonecas elogiam a beleza e o capricho”.

Amadurecendo a visão de gestão 

Há quatro anos no mercado de bonecas (dois produzindo peças de feltro e mais dois com modelos russos), no início, o casal visualizava a empreitada como uma prática artesã para um faturamento extra. 

“A gente não achava que essa seria nossa renda principal, era mais como um lazer”, relembra Ênio que hoje cuida da parte logística e a esposa da área criativa.

Os trabalhos de branding e de gestão, de acordo com eles, foram fundamentais para lidar com o próprio negócio a partir de um olhar empreendedor e estratégico, permitindo a identificação do potencial do produto e um reposicionamento no mercado.

Nas palavras do empresário, a partir do contato com a 1516 foi possível entender que as bonecas não eram apenas peças de artesanato, mas um belo produto feito à mão com potencial de chegar a clientes em Natal e em todo país, necessitando também de uma produção mais ágil e padronizada.

Hoje, eles se consideram mais maduros e já prospectam os próximos passos cientes dos limites implicados pela pandemia de COVID-19. Com a volta do crescimento da economia criativa, pretendem produzir as bonecas, que hoje são feitas majoritariamente de forma personalizada, a partir de um modelo padrão e seriado.

“Quando as coisas voltarem, esperamos aplicar essa ideia de padronização: tendo bonecas pré-produzidas e ir fazendo as modificações. Assim, ganhamos tempo”, explica Leidiane.Atualmente, o catálogo das Bonecas de Waldo pode ser acessado no site oficial e adquirido por meio do Instagram e dos canais de comunicação da marca.

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