Branding

Qual a importância da autenticidade da marca?

Qual a importância da autenticidade da marca?

O mercado está cada vez mais competitivo para a maior parte dos segmentos. E em tempos de alta concorrência, a autenticidade da marca se torna essencial.

De acordo com a Radioagência Nacional, em 2021, mais de 4 milhões de CNPJs foram abertas no nosso país, um aumento de quase 20% em relação a 2020.

Dessas, quase metade está no setor de serviços e um terço na área de comércio.

Com todas essas novas empresas, o Brasil conta com mais de 19 milhões de negócios ativos, segundo o Ministério da Economia.

No meio de tanta concorrência, cada vez mais empresas percebem a real importância da autenticidade da marca. 

Continue lendo para saber mais sobre esse conceito e entenda como tornar o seu empreendimento único.

No que consiste uma marca autêntica?

A autenticidade da marca está diretamente ligada com a sua personalidade, cultura e propósito, assim como com a forma que ela se apresenta ao mercado.

Uma maneira de entender melhor esse conceito é pensar na definição de uma pessoa autêntica, aquela que expressa de verdade os seus sentimentos e que mostra ser quem ela realmente é, incluindo seus valores, sua essência e até mesmo suas vulnerabilidades.

Mas não pense que uma marca autêntica é aquela que tem uma boa comunicação! Muitos outros fatores estão envolvidos, como:

  • atendimento aos clientes,
  • uso de matérias-primas que façam sentido com a empresa,
  • diversidade da equipe,
  • forma de tratar os colaboradores,
  • ações tomadas.

Importância da autenticidade da marca

Agora que você já sabe mais sobre a autenticidade da marca deve estar se perguntando da real importância desse conceito para você.

Atualmente, não há mais espaço no mercado para as empresas que querem ser perfeitas, não se expressam e focam apenas nos seus negócios. Na verdade, esse tipo de negócio está perdendo o seu lugar.

Isso se dá porque as pessoas gostam de se conectar e se identificar com os empreendimentos, trazendo valores humanos para eles.

A pesquisa Global Consumer Pulse, realizada pela Accenture Strategy, mostra exatamente isso. Esse estudo descobriu que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus e dispensam os que permanecem neutros.

Além disso, 79% afirmam que desejam ver as marcas se posicionarem sobre questões relacionadas a:

Como investir na autenticidade da marca?

Se você ficou interessado em saber mais sobre autenticidade da marca e deseja analisar todos os seus processos para criar uma conexão mais forte com os seus consumidores, alguns passos devem ser seguidos.

O primeiro é entender de verdade qual é a cultura da sua empresa, a sua personalidade e os seus propósitos.

A partir disso, analise se as suas ações atuais condizem com o que foi traçado. 

Caso o negócio deseja ter impacto positivo no mundo, não cabe ter uma equipe heteronormativa, fazer testes em animais e utilizar matérias-primas não sustentáveis, por exemplo.

Faça um levantamento de tudo que deve ser modificado, engaje a sua equipe nesse processo e inicie a mudança.

Pequenas ações fazem toda a diferença e farão sua empresa ser notada pela autenticidade da marca.

Se precisar de ajuda para entender a cultura da sua empresa e formalizar tudo isso, conte conosco. Somos uma agência especializada em branding e podemos auxiliar toda a sua equipe nessa jornada.

Entre em contato para conversar com um especialista e saiba mais sobre cultura e autenticidade da marca.