Como o design materializa propósitos e ideais da marca para conectá-la ao cliente.
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Final de semana chegando, você está no supermercado escolhendo as bebidas para o próximo jantar em família. Em meio a tantas opções de preços, tamanhos e cores nas prateleiras, qual levar?
Esta situação muito comum a todos nós, de contato inicial com o produto, é essencial para entendermos a importância do design de embalagens.
É este o momento que a marca, pouco ou totalmente desconhecida pelo cliente, tem a oportunidade de chamar atenção visual e também de comunicar seus propósitos, ideais e valores. Atração e conexão é o que se busca aqui.
A designer Priscila Bessa, que integra a equipe da 1516, explica que o ponto de partida de um projeto de design de embalagens para bebidas é o entendimento de como a marca e o produto querem ser percebidos, no que acreditam e qual mensagem querem transmitir.
Com isso, “os elementos gráficos, como formas e cores, são criados de modo a materializar o comportamento e o posicionamento da empresa”, comenta.
Segundo a profissional, os concorrentes também são levados em consideração para entender as estratégias de diferenciação que destacarão o produto na disputadíssima gôndola (e agora, igualmente nos feeds das redes sociais).
Mensagem e público alvo
Em meio a tantas opções de bebidas, também existem segmentos e públicos diferentes. Um suco, por exemplo, pode ser voltado às crianças ou aos adultos. Dessa forma, cada qual desenvolverá significados e mensagens distintas.
Como explica Priscila, a marca possui sua própria personalidade e isso impactará na forma como o produto será percebido pelos clientes: “Existem estereótipos associados a certos tipos de bebidas, como o suco associado à saúde, o vinho com o requinte, mas nem sempre esses padrões são ou devem ser seguidos”.
Este é o caso, por exemplo, do vinho Kauai, o recente lançamento da Vinha Vino, que trouxe, em lata, o conceito de leveza e casualidade, desprendendo-se das tradições e significados da bebida em garrafa.
A nova abordagem se deu, principalmente, pelo público alvo do produto: jovens, mais abertos a diferentes experiências e formatos.
Dessa forma, buscou-se materializar estes aspectos no projeto de design do vinho Kauai com cores suaves, formas arredondadas e fontes específicas para tornar a bebida mais casual e despojada, condizente com o público que se atrai por estes aspectos.
“Cada tipo de consumidor é atraído e se comporta de formas diferentes em relação aos produtos que procuram”, lembra a profissional.
Uma vez realizada a conexão com o consumidor, começa, então, um outro momento desta jornada. Se o conteúdo do produto mostrar qualidade e for satisfatório, garantirá a fidelização do cliente.