Branding

Brand Love: Todo mundo quer ser amado (inclusive sua empresa)

mulher segurando um cartão nubank


Em um tempo em que a concorrência entre empresas se torna cada dia mais acirrada, falar que sua marca precisa se diferenciar para se destacar no mercado já se tornou um lugar comum. Você deve pensar em como entregar muito mais valor para seus clientes, em como se expressar de maneira autêntica e, em última instância, fazer os consumidores se apaixonarem pelo que sua empresa tem a oferecer. Isso tem tudo a ver com o conceito de Brand Love, ou seja, o amor pela marca. Concentrar esforços no sentido de criar uma conexão emocional e desenvolver um sentimento de amor para com a marca são caminhos para fidelização de clientes.


Os custos para fidelizar os clientes que você já tem são significativamente menores do que os que você terá para conquistar novos consumidores, por isso é tão importante conquistar seu público pelo coração, e não só pela razão. Já se perguntou porque tanta gente topa passar horas em uma fila e investir uma quantidade considerável de dinheiro para ter um Iphone, mesmo existindo vários aparelhos de qualidade que custam bem menos? São comportamentos como esses que exemplificam o poder que tem a gestão bem feita de uma marca que sabe como ocupar um lugar cativo no coração de seus clientes.



pessoa segurando um iphone x



Segundo Susan Fournier, professora de Marketing da Universidade de Boston, muito mais do que apenas resolver problemas do dia a dia, as marcas fornecem significado para as vidas das pessoas. Hoje em dia, os consumidores não apenas percebem as marcas, mas reagem e interagem com elas, de forma semelhante ao que acontece no relacionamento entre pessoas.

gráfico relacionamento com a marca

O relacionamento entre o consumidor e a marca é uma dinâmica que envolve as características do consumidor (como ele vê a si mesmo e como ele quer que o mundo o veja, sua experiências de vida e o significado que ele busca na marca) e a postura e objetivos dos profissionais de marketing, que estabelecem este significado através de todos os esforços de gestão da marca. Esses esforços vão desde pensar no produto ou serviço que será oferecido, como será o ponto de venda, quais experiências a marca quer proporcionar para o consumidor, como oferecer um atendimento envolvente e realmente satisfatório até os valores e emoções que a marca pretende difundir.


Entender e aplicar o conceito de Brand Love serve para aumentar a compreensão da lealdade do consumidor à marca, aprofundar o conhecimento das necessidades dos consumidores e possibilitar que as empresas melhorem o desenvolvimento de produtos e o planejamento das atividades de marketing. Fazer com que o consumidor se identifique com a identidade e valores da marca, ou promover o encontro do consumidor com pessoas semelhantes a ele e que o façam sentir que pertence a uma comunidade, ou mostrar a relevância da marca na vida do consumidor são caminhos para a lealdade à marca e disposição para pagar mais por ela.