Branding

Branding para marcas emocionais

Marc Gobé autor do livro A Emoção das Marcas (Emotional Branding) afirma que o sentimento dos clientes pela marca é mais importante do que o conhecimento deles sobre a empresa, e identifica os 10 mandamentos para criar marcas emocionais.

1. Consumidores para Pessoas: os clientes não devem ser vistos como alvos a serem atacados, mas como pessoas com as quais deve-se construir um relacionamento.

2. Produtos para Experiências: Produtos atendem necessidades, mas proporcionar experiências satisfaz desejos.

3. Honestidade para Confiança: Honestidade é obrigação. As marcas devem buscar confiança, para gerar envolvimento e intimidade.

4. Qualidade para Preferência: Não basta ter qualidade reconhecida. É preciso buscar a preferência do público.

5. Notoriedade para Aspirações: Ser conhecido é diferente de ser amado. Para ser amada, a marca precisa refletir as aspirações de seus clientes.

6. Identidade para Personalidade: As marcas para se diferenciarem, além de ter uma identidade clara, precisam ter uma proposta, caráter e carisma.

7. Funcionalidade para Sentimento: Mais do que funcionais, os produtos devem proporcionar experiências através do design.

8. Onipresença para Presença Emocional: Alta visibilidade não é mais suficiente, as marcas devem buscar contatos emocionais com as pessoas.

9. Comunicação para Diálogo: Mais do que discursar através da comunicação tradicional, as marcas precisam estar presentes na vida dos seus clientes.

10. Atendimento para Relacionamento: Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.

Conecte marcas com as pessoas. Marcas relevantes, negócios lucrativos

Dica: Procure entender o posicionamento da sua empresa e tente relacionar cada mandamento dentro de um plano estratégico.