Branding

Quem faz o branding

O branding é responsabilidade compartilhada por todos os funcionários. Mas alguns têm papel mais relevante para a gestão de marca.

Branding é um modelo empresarial onde todos os esforços e estratégias são direcionados para representar uma marca. Para que não haja desalinhamento quanto as atitudes, escolhas, planos e qualquer atividade que possa representar a marca, é necessário começar pelo posicionamento da empresa. Com ele fica muito mais claro e seguro tomar as escolhas estratégicas e táticas da empresa.

Toda empresa ou organização requer um posicionamento único, e certamente esta estratégia precisa evidenciar o SER da empresa.

Se formos fazer um mapeamento simples de como pode ser organizado um processo para o alinhamento interno da gestão de marca podemos seguir da seguinte maneira: O Empreendedor e o gestor de marca lideram as iniciativas para definir propósitos e estratégias para valorizar a marca. O RH seleciona pessoas que compartilham os mesmos valores e dissemina a cultura da marca dentro da empresa. O Marketing dissemina fora e estabelece estratégias integradas que vão muito além
de conquistar mercados, agora
o marketing precisa conquistar corações. O Financeiro acompanha o valor de mercado e os resultados do investimento em marketing e comunicação corporativa.