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Como o branding pode ajudar a diminuir o custo por lead?

Como o branding pode ajudar a diminuir o custo por lead?

O custo por lead é um valor importante para todo negócio, estando atrelado ao sucesso de suas campanhas de marketing e estratégias para atrair novos clientes.

Reduzir esse valor e manter o desempenho é sempre vantajoso para a empresa, que pode diminuir seu investimento por lead a partir de um branding eficiente.

Para isso, é importante conhecer o papel desse elemento e qual é o impacto que um planejamento de identidade da marca pode ter sobre os seus gastos.

Neste post, vamos falar sobre isso!  Continue lendo e entenda como o branding pode ajudar o seu negócio a reduzir o custo por lead e, consequentemente, ter mais lucro.

Como funciona a jornada de compra do cliente?

Uma jornada de compra consiste no percurso realizado por um cliente desde o momento em que entra em contato com o seu negócio até a realização de uma venda.

Conhecer as etapas desse processo é fundamental para compreender de que maneira o branding pode ser seu aliado para reduzir o custo por lead, garantindo um melhor desempenho do seu empreendimento.

Em regra geral, existem três etapas:

Etapa emocional

Toda compra começa por um desejo de resolver um problema, seja através da aquisição de um produto ou pela contratação de um serviço.

Nesse sentido, a etapa emocional consiste naquela em que o consumidor é direcionado a adquirir algo por conta da vontade de encontrar uma solução para a situação que está enfrentando.

Além disso, outras emoções podem interferir e gerar preocupações, dando origem a sentimentos como a indecisão entre comprar ou não o item.

Algo importante para se ter em mente ao pensar em estratégias para reduzir o custo por lead é essas emoções negativas que podem surgir na sua jornada.

Etapa social

Outro fator que age sobre a jornada de compra do cliente é o aspecto social, quando o consumidor passa a pensar na relevância da aquisição e leva em conta também o que pensam as outras pessoas.

Nessa etapa, as pessoas tendem a levar em consideração o significado daquilo que estão fazendo, procurando atribuir mais relevância ao produto.

Um bom exemplo é a Apple, que criou todo um status quo em cima dos seus produtos e cobra por isso.

Etapa racional

Por fim, na etapa racional, o cliente já começa a analisar fatores mais objetivos para direcionar seus próximos passos, valorizando determinados pontos e atributos de um produto ou serviço.

Nesse sentido, ele pode considerar o valor do item, seu próprio orçamento para a aquisição, a qualidade do produto e as particularidades da solução oferecida pela sua marca.

De que forma o branding pode ajudar a diminuir o custo por lead?

Primeiramente, é importante lembrar do que é o custo por lead.

Para chegar ao valor, basta verificar qual foi o investimento realizado em campanhas de marketing e vendas e dividi-lo pela quantidade de novos clientes atraídos a partir delas.

Assim, se um investimento de R$ 5.000,00 gerou 100 novos clientes para a marca, o custo por lead é de R$ 50,00.

Vale ressaltar também que existem diferenças entre branding e marketing, dois termos bastante confundidos.

A particularidade do branding é que o conceito se refere ao planejamento de toda a identidade de um negócio, incluindo tanto aspectos visuais e a apresentação da marca quanto sua missão e valores no mercado.

Ao contar com esse tipo de estruturação do empreendimento, é possível direcionar melhor suas campanhas e melhorar a comunicação com o público, atraindo cada vez mais clientes e, consequentemente, reduzindo o custo por lead.

Através de um branding eficiente, é possível comunicar melhor os valores e objetivos da marca, mostrando ao cliente as suas soluções e gerando um impacto em cada uma das etapas da jornada de compra.

O cliente passa a se identificar verdadeiramente com a marca em todas as suas campanhas e comunicações e, assim, é possível ver um ganho de assertividade na qualidade dos leads e também na quantidade deles.

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