Branding, Comunicação

Storytelling: empresas que se vendem por ter uma história relevante.

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Existem muitas empresas com histórias relevantes. Você sabe, como vender sua empresa através do storytelling?

Se você parar nesse exato instante, tenho certeza que consegue se lembrar do momento que sua empresa iniciou correto? Certamente você teve uma ideia e decidiu iniciar um negócio, e óbvio que desde lá muita coisa ocorreu.

Desde esse período, e ao longo dele, a história da sua organização foi ganhando forma, sendo composta. Entretanto, provavelmente durante todo esse período em que muita coisa ocorreu, certamente os fatos e os acontecimentos não foram registrados.

E agora, o que fazer? Você saberia contar essa história? Mas espere, não responda essa pergunta, responda outra: qual a história da sua empresa?

Primeiro de tudo necessita ter um foco, qual parte da história da sua empresa realmente deve ser contada? E qual o intuito em contar?

Depois de pensar nisso, é necessário que você saiba que precisa fazer com que a história da sua empresa seja atraente e desperte emoções nas pessoas que irão tomar conhecimento.

Quando você consegue fazer isso, temos aí o que chamamos de storytelling, ou seja, uma contação de história. E como toda história, a da sua empresa precisa instigar o público, causando emoção e identificação.

Nesse artigo, iremos descobrir como é que as empresas se vendem através de histórias relevantes. Nos acompanhe e fique atento as dicas e tudo que cerca esse universo que encanta o consumidor e vende sua marca, produtos e serviços.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA SUA EMPRESA PARA SEU NEGÓCIO?

Conheça a poderosa forma de como empresas com histórias relevantes ganham vida.

 

Primeiro é importante que você saiba que empresas que tem histórias relevantes, já tem um dos principais componentes de uma estratégia de marketing de conteúdo. E cá pra nós, é uma das formas mais poderosas de dar vida a sua marca.

Mas, para isso, é preciso autenticidade, criatividade, instigar a uma ótima conexão emocional e claro, inspirar seu público a agir. Esses são os principais elementos que a história da sua marca precisa ter.

É importante lembrar que sua empresa pode utilizar qualquer meio para contar uma história. Pois dependendo de qual deles for utilizado, uma reação diferente acontecerá no consumidor.

Inclua entre os meios os blogs, filmes, redes sociais e multimídia. Saber qual história contar em qual meio é um passo para o sucesso.

 

E COMO CONTAR UMA HISTÓRIA NO MEIO DE TANTA INFORMAÇÃO?

 

Sabemos que o hábito de leitura é cada vez menos nos dias atuais principalmente pelo excesso de informações na web. Mas calma, mostraremos a você alguns passos essenciais para que a história da sua empresa cause relevância e atinja seu público. Vamos a eles:

 

  • Coloque sua mensagem como uma história – o início para isso é: crie um título forte e convincente, isso irá garantir que o consumidor leia cada palavra.
  • Sua marca precisa se fazer memorável – pense na marca com o um personagem, isso irá destacá-la.
  • Conte, mas ainda melhor é quando você mostra – faça uso de conteúdos multimídia, assim você poderá mostrar a história da sua marca para o público.

 

 

VENDA MAIS CONTANDO HISTÓRIAS

 

Iremos mostrar algumas dicas de como sua empresa pode vender ainda mais contando histórias que posicionem a sua marca:

 

1 – NARRATIVA DINÂMICA É ESSENCIAL – uma boa história precisa ser dinâmica, precisa transmitir emoção e claro, cativar a atenção das pessoas. Por isso, é essencial que você dê dinamismo a história da sua marca combinando com suportes visuais como imagens, vídeos e ilustrações.

 

2 – SLOGAN É FUNDAMENTAL – a função de um slogan é sempre dar significado de forma concisa e persuasiva. Uma frase de impacto e curta, que resuma a mensagem.

 

3 – TENHA A SOLUÇÃO PARA SEU PÚBLICO – você precisa oferecer um serviço ou produto que resolva o problema do seu consumidor, daí que o objetivo de sua história é engajar pessoas e assim, vender mais. Use argumentos lógicos e dessa forma você leva seu público para mais perto da compra.

 

4 – CHAME PARA A AÇÃO – assim como no slogan, será preciso uma frase de impacto para que seu cliente após ter se deparado com toda a emoção da história contada, tome a decisão de compra. Basta convidá-lo para realizar uma ação.

 

ALGUNS EXEMPLOS DE EMPRESAS COM HISTÓRIAS RELEVANTES

 

Contar uma história para posicionar uma marca, produtos ou serviços tem sido uma forma cada vez mais assertiva de fazer com que o consumidor ganhe confiança e parta para ação.

E nesse cenário algumas empresas souberam usar dessa técnica para impulsionar suas vendas e aumentar o número de clientes.

Um dos casos de histórias que iremos te mostrar é o da APPLE ao lançar seu primeiro Iphone. Steve Jobs inicia a apresentação contando a história da própria APPLE, quando lança seu primeiro computador em 1984 até chegar no exato momento em que mostra ao mundo sua mais nova invenção.

A Chanel, marca conhecidíssima no segmento de perfumaria, lançou uma campanha com 13 vídeos contando toda sua história e retratando os acontecimentos mais marcantes, incluindo aí o lançamento do mais conhecido perfume no mundo, o CHANEL Nº5.

A IBM compartilha fotos antigas de seus próprios arquivos na sua página do facebook, sempre contando uma história que faz uma ligação de como era no passado e como será seu futuro, em se tratando de uma empresa de tecnologia.

 

Bem, esses são alguns indícios e casos que você viu como grandes corporações utilizam das suas próprias histórias relevantes para vender mais. Aproveite esse artigo e ponha em prática na sua empresa, conte sua história e se prepare para viver uma história de sucesso.