Branding

Um propósito como diferencial para o negócio.

homem sentado com os pés na mesa - propósito de marca

Quando você conhece o seu verdadeiro propósito, acredite, isso fará todo diferencial nos seus negócios e na sua vida. Uma boa estratégia embasada num propósito verdadeiro definirá o sucesso da sua organização tanto no presente momento quanto no futuro.

Veja essa lógica no cunho pessoal: é algo extremamente libertador quando você se permite uma reflexão ampla sobre si mesmo.

Perguntas como – “porque você está aqui?”, “o que te move?”, “as escolhas que faz estão de acordo com seu propósito de vida?” – trazem uma consciência maior do que é você.

Dentro dos negócios isso não é diferente. Afinal, propósito claro e valores bem definidos funcionam como uma bússola e norteia os rumos que sua empresa irá tomar.

O que vamos ver nesse artigo em suma lhe mostrará que empreender com propósito é diferencial para o sucesso dos seus negócios. Boa leitura!

SUA MARCA TEM QUE SE CONECTAR COM A SUA ESSÊNCIA EMPREENDEDORA

Uma das principais estratégias do branding e do marketing de conexão, sem dúvida é: diferenciar sua marca de forma que ela possa se conectar emocionalmente com o seu público-alvo.

E falar de gestão de marca é dizer que o branding tem sim o papel relevante. E de forma clara e diferenciada sua empresa precisa trabalhar com estratégias de divulgação que irão torná-la conhecida por suas particularidades únicas, que não serão encontradas em nenhum concorrente.

A importância disso é que quando sua empresa tem um propósito genuíno ela passa total confiança ao consumidor que não se trata de um simples objetivo de venda. Longe disso, vai-se além: sua marca tem o ideal de levar mudança ao mundo, através do seu produto ou serviço.

PROPÓSITO E DIFERENCIAÇÃO

Ter um público consumidor cativo, que não trocará sua marca pelo concorrente se dá justamente quando a sua marca resolve se diferenciar utilizando as estratégias de branding.

 Por isso, a construção da identidade da sua marca nunca deve ser baseada na sua concorrência e sim no seu propósito, que é singular, único, intransferível.

Cada vez mais as pessoas querem saber em que sua empresa acredita, quais causas defende. E é nesse contexto que se faz imprescindível contar com o alinhamento de propósito da sua empresa e claro da sua equipe. Pois isso, fará uma imensa diferença permitindo que coisas extraordinárias aconteçam.

ENTENDER O QUE MOVE O SEU NEGÓCIO FAZ TODA DIFERENÇA

Lembre-se que propósito está ligado a autoconhecimento, ou seja, no caso da sua organização é necessário que você saiba de verdade o quanto você sabe da empresa que pretende doar sua energia e tempo.

Empresas de sucesso sempre vão muito além do que elas produzem ou fazem. Elas sabem quais são os seus valores, preocupam-se com o ambiente que as cercam, escolhem as pessoas certas para estarem lá, incentivam a colaboração e reconhecem os indivíduos que contribuem.

Tudo isso, quer dizer que sua empresa deve viver muito mais do que só a visão de rentabilidade. A busca por um propósito maior se faz cada dia mais pertinente para as empresas que desejam se diferenciar.

POSSIBILIDADES E MAIS POSSIBILIDADES QUANDDO SE TEM PROPÓSITO NOS NEGÓCIOS

O propósito de sua marca possibilita não apenas uma conexão de maior significado com os consumidores. Marcas fortes e com propósito, também vendem mais.

O que sua marca precisa é se posicionar pelo que é, faz e acima de tudo como quer transformar o mundo.

Separamos 4 características primordiais de marcas que possuem um diferencial na atualidade:

  • Propósito: revela que sua marca é comprometida com um mundo melhor.
  • Icônica: sua marca é capaz de se comunicar com o público através de imagens e símbolos.
  • Inclusiva: quer dizer que sua marca tem personalidade.
  • Responsiva: quando sua marca responde às mudanças de forma ágil e engajada.

MAS, E NA PRÁTICA O QUE VOCÊ PODE FAZER POR SUA EMPRESA?

1 – Entenda quais são seus pontos fortes e os que precisam desenvolver melhor e analise como eles podem afetar seu estilo de liderança, tomada de decisão e a cultura da empresa.

2 – Tenha definido a missão, a visão e os valores pois isso é uma forma de materializar o que você considera como identidade do seu negócio.

3 – Adotar a gestão de marcas e seguir alinhado com o branding book desenvolvido bem como o caderno de atuações que norteará sua empresa.

Bem, agora que você conheceu sobre como o propósito agrega um diferencial positivo para seus negócios, lembre de sempre usar o seu sonho grande como base de construção para sua marca ser feita para durar. Conte sempre com a gente!