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Chegou a hora de expandir a marca?

Expansão de marca

Diversificar produtos pode ser uma saída para aumentar vendas, conquistar novos clientes e ganhar notoriedade no mercado. Saiba mais sobre isso.


Algumas marcas apostam em um número reduzido de produtos ou serviços para construir a identidade junto ao consumidor. Este é o caso, por exemplo, do restaurante L’Entrecôte de Paris que tem no menu apenas um prato principal, o entrecôte

Quem procura a casa de culinária francesa já sabe o que vai comer: carne, fritas e o molho especial – cuja receita, aliás, não é divulgada. Diversidade somente na cartela de entradas e sobremesas.

Por outro lado, variar nos produtos também pode ser uma técnica preciosa para a construção de valor. Popularmente conhecida como “extensão de marca” (do inglês “brand extension“) esta prática foi descrita pelo professor David Aaker, da Universidade Berkeley na Califórnia, justamente como a capacidade de criar produtos diferentes mantendo os propósitos e a essência originais.

Expandir a marca, claro, não é uma garantia de sucesso, mas pode trazer diversas vantagens. Uma linha nova de produtos, quando bem recebida pelo público, é capaz de:

  • Melhorar o status da marca principal;
  • Alavancar o valor de mercado do negócio geral;
  • Chegar a novos clientes;
  • E, como adicional, a empresa também é reconhecida por sua característica criativa e estimulante, capaz de sempre criar novidades, etc.

Exemplos de extensão de marca não faltam. Empresas como Nestlé e Unilever são comumente associadas a esta prática, oferecendo uma cartela de produtos de categorias diferentes: cereais matinais, biscoitos, iogurtes, shampoos, sabão em pó, etc.

Outros casos, bem mais peculiares, também nos mostram que é possível diversificar e chegar a outros públicos.

Além das roupas de luxo, as grifes de alta costura francesas Dior e Chanel desenvolvem óculos de sol, perfumes, acessórios e outros artigos. Em ambos os casos, os altos valores de mercado das marcas se mantêm em razão das distintas linhas de produtos.

Expandir a marca com consciência e propósito

Apesar de a extensão de marca ser uma técnica bastante utilizada, com ganhos concretos para as empresas, pesquisadores e profissionais da área de branding apontam cuidados na hora de pensar novidades e de disponibilizá-las no mercado.

É fundamental que o novo produto carregue com ele os propósitos e a essência da marca original. Caso contrário, o plano pode não ter o sucesso esperado.

No livro “Branding: a arte de construir marcas”, o empresário e especialista em branding Marcos Hiller relembra a empreitada falha da Bic no ramo de perfumes durante a década de 80. Famosa por suas canetas e isqueiros, exemplares descartáveis e de baixo custo, a empresa se aventurou na produção de fragrâncias. 

“Não decolou. Pelo simples fato de um perfume não ser um item de baixo envolvimento, muito menos descartável”, pontua Hiller.

O desafio estratégico, então, é produzir um fio lógico que amarre toda a diversidade de artigos, fazendo com o que o cliente associe a novidade à marca principal e aos produtos já conhecidos. Assim, é possível expandir, conquistar clientes novos e reforçar o vínculo com os consumidores antigos de forma mais segura possível.

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