Notícias

Exposição virtual apresenta design japonês de embalagens

Conhecidos pela “arte do embrulho”, japoneses associam proteção, cuidado e hospitalidade em suas produções.

Após seis meses em instalação presencial na Japan House, em São Paulo, a mostra “Embalagens: designs contemporâneos do Japão” chega ao mundo virtual em forma de experiência imersiva.

Por meio de um tour virtual de 360 graus (disponível aqui), é possível passear pelas galerias da instituição e interagir com as centenas de produtos de categorias diversas que têm em comum o design característico da cultura nipônica.

A mostra foi elaborada em parceria com a Japanese Package Design Association (JPDA), empresa responsável pelo Japan Package Design Awards – prêmio que celebra, desde 1985, designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico.

Reunindo marcas de alimentos, bebidas e cosméticos, a exposição apresenta itens que revelam muito do comportamento do consumidor, tradições e costumes presentes no cotidiano japonês.

A arte do embrulho

Famosos mundialmente por priorizarem a mensagem em suas produções, com forte influência da natureza, os japoneses prezam pelas embalagens, pois reconhecem nela um elemento importante de proteção, respeito e harmonia.

Este significado está diretamente vinculado ao termo tsutsumu cujo sentido remete ao ato de embrulhar, tendo o ideograma (símbolo gráfico) representado pela imagem de uma criança dentro do ventre da mãe, protegendo o que é precioso. 

Não é à toa que presentear um conhecido com uma embalagem bem feita, inclusive, é considerado por eles um símbolo de cuidado e de carinho ao próximo.

Dessa forma, para esta cultura um invólucro de qualidade é tão importante quanto o produto que ele carrega. Cada detalhe merece atenção, evidenciando a busca pela perfeição e beleza, independente da simplicidade de um objeto cotidiano.

Como se não bastasse tanto esmero, os designers japoneses de embalagem também são famosos mundialmente por desenvolverem suas produções respeitando a natureza, com materiais e formatos eco friendly.