Branding

Os pilares para a construção de valores emocionais

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Hoje em dia, as marcas devem se esforçar para ir além na hora de entregar valores para seu público. Muito mais do que apenas oferecer benefícios objetivos que resolvem os problemas de seus consumidores, as empresas devem ofertar valores emocionais que podem garantir a permanência da marca na mente dos consumidores. Segundo Gobé, existem quatro pilares fundamentais para a construção de uma marca com valores emocionais:


Relacionamento

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Deve proporcionar a experiência emocional que o cliente busca, envolve um atendimento de excelência em qualquer tipo de situação, nunca perde de vista as mudanças sociais que acontecem. Um exemplo simples de como esse pilar pode ser trabalhado é o fato de que empresas de diversos portes e atuantes em diferentes ramos têm aderido ao WhastApp como meio de comunicação e relacionamento com seus clientes. As empresas devem estar sempre atentas para a necessidade de mudar os canais de comunicação de acordo com os novos hábitos e tecnologias que surgem;

Experiências Sensoriais

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Proporcionar ao consumidor uma experiência sensorial pode ajudar na memorização da marca, fazer com que ela se destaque e pode influenciar fortemente na preferência e fidelidade dos clientes. Uma loja de calçados ou de roupas que tenha sua identidade associada ao clima tropical, ao verão e às férias pode fazer com que os clientes sintam um aroma de água de coco, por exemplo. Essa seria uma maneira de estimular o olfato e fazer com que a experiência de consumir algo naquela loja fosse algo mais marcante e digno de ser indicado para outras pessoas;

Imaginação

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Encontrar maneiras criativas para ganhar o coração do consumidor. Você deve saber o que a concorrência está fazendo e tentar fazer diferente, investir em inovação. Há vezes em que o investimento em novidades pode nem ser tão alto, mas mesmo assim conseguir conquistar seus consumidores e fazer com que eles se apaixonem pela marca;

Visão

Renovar o posicionamento das marcas sempre, rever o que pode melhorar e direcionar os esforços da marca para o que os consumidores querem e precisam em cada momento.