Branding

Quais são os benefícios que seu negócio oferece?

garrafa de coca cola

Já parou para pensar nos benefícios que seu negócio oferece aos consumidores? Um negócio para ser realmente próspero, seja ele de que tamanho for, precisa ter essa noção bem definida e difundida entre seus colaboradores. As três categorias de benefícios que ajudam na construção do valor de uma marca são: os benefícios funcionais, os emocionais e os simbólicos.

 

 

diagrama dos valores de uma marca

 

Benefícios Funcionais

Os benefícios funcionais se referem a qualidade do produto ou serviço que oferece utilidade ao cliente e que estão ligados às necessidades, de segurança e de aceitação social (por exemplo). Segundo Tavares, estudioso da área de marketing, selecionar benefícios funcionais que fazem com que os clientes associem a marca a satisfação de necessidades importantes em sua vidas, bem como fazer com que ela se mostre superior aos olhos do consumidor na hora de comparar entre os benefícios oferecidos pelos concorrentes desafiam as organizações.

 

Benefícios emocionais

Outro desafio que as marcas enfrentam é o de oferecer benefícios emocionais, ou seja, aqueles que não tem a ver diretamente com a qualidade de produtos e sentidos, mas a como eles fazem as pessoas se sentirem, como os prazeres sensoriais que ele causa, por exemplo.

 

Benefícios Simbólicos

Já em um patamar mais alto, as marcas precisam saber quais são os benefícios simbólicos que pretendem ofertar. Eles correspondem às vantagens de satisfazer necessidades como aprovação social, expressão de uma identidade, autoestima, status, vontade de fazer parte de um grupo, dentre outros. Ter tudo isso bem pensado e definido ajuda e muito na hora de definir a cara que você quer dar para seu negócio.