Comunicação

Saiba o que sua empresa precisa comunicar

Nesse artigo você vai entender a importância da comunicação empresarial eficaz e como isso melhora ainda mais os resultados da sua organização.

Hoje, para que uma empresa funcione de forma efetiva e no máximo da sua capacidade, é necessário que se tenha uma excelente equipe. E uma boa equipe só funciona de maneira assertiva quando se comunica entre si.

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica que garante que todos os colaboradores trabalhem de forma engajada com os objetivos empresariais.

E dentro desse aspecto, o principal objetivo da comunicação empresarial é aumentar a credibilidade da empresa, melhorar sua imagem frente ao mercado, assim como aumentar seus rendimentos.

 

MAS, O QUE SIGNIFICA ENTÃO TER UMA BOA COMUNICAÇÃO?

 

Sabia que a comunicação empresarial é capaz de transmitir as informações corretas?

 

Quando se transmite as informações de forma correta e eficaz para todos os envolvidos nos processos e setores da sua empresa, isso gera o que chamamos de uma boa comunicação.

Mas, não é somente isso. É preciso que haja agilidade, precisão, interação e transparência. E isso se faz necessário que sejam características para todos os envolvidos na sua organização.

Além disso, é necessário analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades da empresa, valorizando tanto a marca, quanto os funcionários. Afinal, ambos são importantes para os negócios.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR EM UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL?

 

Sabendo da importância de uma boa comunicação empresarial para sua organização, é importante também entender a sua importância em outros níveis que você irá conhecer a seguir:

  • Melhoria na imagem da empresa – uma boa comunicação empresarial faz com que a autoridade e a credibilidade da organização aumentem. Os clientes e fornecedores respeitam uma instituição que possui políticas transparentes e investe no diálogo.
  • Engajamento dos profissionais – quando sua empresa possui uma comunicação alinhada seus colaboradores automaticamente passam a se engajarem nos objetivos da empresa. para garantir esse nível de engajamento, é preciso investir numa comunicação constante, aberta e sincera. Dessa forma cada um entenderá a sua importância para a companhia.
  • Excelente clima organizacional – colaboradores que se sentem parte importante da empresa atuam de maneira mais efetiva e eficaz. E isso, é um resultado que passará percebido pelos clientes e fornecedores. O que torna o clima mais leve e seguro entre seus funcionários.
  • Canais de comunicação sempre abertos – ao manter a comunicação e os canais sempre abertos, torna fácil identificar os talentos dentro da sua organização. Isso faz com que os colaboradores possam mostrar suas qualidades e apontar melhorias nas determinadas áreas da sua empresa.

PARA QUEM SE DESTINA A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AFINAL?

 

A comunicação empresarial ocorre em diversos níveis e atinge pessoas diferentes, com personalidades, crenças e necessidades diferentes.

Por isso, é fundamental conhecer seus públicos e elaborar de forma adequada a cada um deles, uma comunicação que seja eficiente.

1 – PÚBLICO INTERNO: um dos principais públicos para quem a comunicação empresarial se dirige: colaboradores, fornecedores, parceiros, e formadores de opinião da própria empresa. afinal, não adianta sua empresa se posicionar de forma excelente lá fora se os próprios de casa não vestem a camisa da empresa.

 

2 – PÚBLICO EXTERNO: é importante saber se posicionar perante à comunidade, utilizar a comunicação empresarial para passar suas mensagens de forma certa e saber lidar tanto com as pessoas que amam, quanto as que ainda não amam a sua marca. Tudo que o público quer é ser ouvido e ter seus problemas levados em conta, isso fará um grande diferencial para sua marca se despontar.

 

3 – AUTORIDADES E SINDICATOS: sua empresa precisa prestar contas com as autoridades, o governo e outros órgãos, além de sindicatos de trabalhadores. Portanto é importante estar preparado para esse tipo de situação e adequar sua comunicação empresarial, mensagem e linguagem ao contexto exigido.

 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E VÍDEOS ONLINE

 

A utilização de vídeos online na comunicação empresarial da sua organização tem alguns benefícios que você precisa saber e quando necessário achar aplicar. Vejamos alguns destes benefícios:

 

  • Derrubada das barreiras geográficas e redução de custos: utilizando vídeos onlines, você troca espaço físico por virtual e consegue reunir toda a equipe sem precisar gastar com deslocamento, hospedagem, lanches e sem desperdício de tempo planejando essas reuniões.
  • Flexibilidade na comunicação empresarial: você pode gravar um comunicado de onde quer que esteja e enviar essa mensagem para todos os colaboradores, que por sua vez poderão assistir no momento ou após para que não atrapalhem suas atividades.
  • Equipe mais alinhada e produtiva: trabalhando em conjunto, de forma organizada e contato constante, sua equipe evita maus entendidos, erros nos processos, consegue trabalhar de forma mais eficiente e sem perdas financeiras e de tempo.

Por fim, vale lembrar que é importante ter profissionais qualificados que cuidem dessa questão, e assim oferecer meios para que a comunicação seja facilitada, sem perder a eficiência, praticidade e segurança.