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Branding e vinho uma mistura próspera

A imagem do Vinho pode ser decisiva na hora da compra.

Dos tonéis às mais diversas embalagens como garrafa de vidro, caixas de papel e latas, o vinho se consolida cada vez mais no mercado mundial. Quando morei na Austrália, há 20 anos, fiquei surpresa ao encontrar esta bebida à venda em caixa, igual a de leite, o que barateava bem a bebida. Recentemente com o objetivo de torná-la ainda mais acessível, estão comercializando em lata.  Porém, o formato mais conhecido e consumido é da garrafa de vidro. 

Neste formato, é possível conhecer melhor o produto através do rótulo que contém todas as informações relevantes do vinho. Entretanto, não é somente isso. Esse rótulo deve contar a história e simultaneamente dar destaque a bebida, não deixando dúvida ao consumidor que aquele deve ser o vinho escolhido.

A forma como o vinho é selecionado pode ter diferentes abordagens. Para a maior parte dos consumidores a escolha é feita durante a compra com base nos rótulos. Nome, marca, o tipo do vinho e o preço são fatores importantes nesta escolha. Frequentemente o que pode ser determinante na decisão é a familiaridade que o consumidor encontra no vinho. Ou, porque alguém já o recomendou, ou reconhece algum aspecto de produção, ou algum elemento visual lhe chamou a atenção. 

É nesta fase que a importância do branding, do rótulo e da sua semiótica se torna mais evidente. Os valores do vinho podem variar a depender da imagem deste. Por exemplo, com uma imagem mais colorida e estilizada temos a tendência a associar a vinhos mais baratos. Já para os vinhos mais caros, vinculamos a arranjos tipográficos e elementos gráficos mais ornamentais e elegantes.

As cores escuras como preto e azul-marinho geralmente são relacionadas aos premium. Neste seguimento também é usado detalhes em dourado. No entanto, vale salientar que essas características também estão presentes em alguns vinhos mais acessíveis. Ainda no quesito cor, as mais vibrantes sobre fundos claros costumam estar associados a vinhos mais leves. 

A questão tipográfica e a forma como a informação é abordada no rótulo podem impactar o consumidor de diferentes formas. Para um público mais conservador e de vinhos mais tradicionais e estabelecidos, são usadas fontes com serifa. Letras sem serifa são associadas a uma imagem mais moderna, apelando para um público mais jovem. 

Vinho, nordeste e identidade cultural

No sertão nordestino, o Vale do São Francisco produz rótulos conhecidos e premiados nacionalmente, como Rio Sol e Miolo. Eles ganham cada vez mais relevância na abordagem contemporânea de marketing e vem sendo ressignificada por abordagens distintas da tradicional. Porém, ainda há uma necessidade de fortalecer as identidades nacional e local como produtora de vinhos de qualidade, tornando o vinho nacional mais competitivo. 

Os maiores produtores têm investido numa marca forte e num trabalho de branding voltado tanto para o mercado nacional quanto para o internacional; os médios e pequenos, por sua vez, a despeito de enfrentarem dificuldades de se inserir nesse circuito, atuam sob a mesma no âmbito do fortalecimento das marcas. 

Nesse sentido, concebem a identidade da marca como a maneira em que esta deseja se apresentar ao consumidor, sendo desenvolvida estrategicamente pela organização para comunicar ao consumidor seus atributos e traços distintivos. 

Para isto, é adotado em sua maioria a identidade cultural jovial, descontraída e são-franciscana. Valorizando a leveza, os aromas e a facilidade de consumo, e para uma tipicidade dos vinhos da região. Na cultura do vinho, essas características tendem a ser associadas a regiões produtoras mais jovens, cujo esforço não é pautado pelos rígidos padrões de qualidade que caracterizam as regiões tradicionais, mas por uma qualidade voltada para a ampliação do mercado. 

Desta forma, duas grandes vinícolas apresentam-se mais competitivas, Rio Sol e Terranova. Inclusive, elas são vinculadas a grupos externos ao Vale do São Francisco, o que resulta numa maior confiabilidade por parte dos consumidores. O convite aqui é que nos deliciemos com todos os vinhos produzidos na nossa região.