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Cerveja com cara e alma potiguar

Cerveja Raffe 1516gdm Natal

Em quatro anos, Raffe conquista o mercado local e prevê crescimentos futuros.

Recentemente, o Anuário da Cerveja 2020, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apontou o Rio Grande do Norte como o estado do Nordeste com maior registro de novos produtos, à frente de Pernambuco e Bahia.

Há quatro anos no mercado, a Raffe é um exemplo concreto dessa expansão do mercado cervejeiro no estado potiguar.

Criada a partir da parceria entre três amigos e amantes da cerveja, Adriano Miranda, Raul Souza e Fernando Nóbrega, a cervejaria conta atualmente com oito rótulos diferentes e tem na sua história uma rápida conquista de clientes fiéis à marca.

As metas iniciais de produção e de venda esperadas em três anos de negócio, por exemplo, foram atingidas antes do primeiro ano acabar. “Nós sabíamos que era uma oportunidade para explorar e que precisávamos crescer, mas não sabíamos que iria ser nessa velocidade”, relembra Fernando.

Com o crescimento, foi necessário readequar o plano de negócios e os investimentos em produção. Hoje, a Raffe produz por mês, em média, de 8 a 10 mil litros de cerveja, número que pode chegar até a 14 mil litros/mês.

cerveja

Para tal capacidade, o empreendimento conta com uma fábrica junto ao bar, este último apelidado de “covil”, localizados no bairro de Candelária. Mas os planos futuros, segundo Fernando, é expandir ainda mais a produção.

Para isso, a Raffe planeja em breve uma mudança para o interior do Arena das Dunas, ganhando mais espaço para receber novos equipamentos que garantirão o aumento da capacidade de produção. Esta estratégia, inclusive, permitirá a exploração dos estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará.

DNA Potiguar 

A Raffe tem em seus produtos uma relação declarada ao estado do Rio Grande do Norte e a Natal. Com rótulos de nome “Galega do Alecrim” e “Nísia Witbier”, a marca procurou, desde o seu nascimento, homenagear nomes, figuras e identidades genuinamente potiguares.

Nas palavras de Fernando, a busca por criar uma identificação regional foi essencial para tornar o produto conhecido. “É uma forma de quebrar a barreira, de gerar uma identificação logo de cara”, explica o empresário.

À medida que a empresa foi crescendo, diversificando comunicações e processos, porém, tornou-se fundamental a padronização da comunicação visual

A partir da parceria com a 1516, a Raffe ganhou manuais que garantem a manutenção da identidade e do valor da marca em diferentes contextos e situações. Assim, é possível se manter fiel aos propósitos da empresa independente de quem esteja realizando os processos.

Hoje, além de estarem nas redes sociais e contarem com um serviço de Delivery próprio, a Raffe também produz o podcast “Hora do copo” sobre cerveja artesanal disponível nas plataformas de streamings.