Com o passar dos anos, diversas mudanças ocorreram no comportamento do consumidor. Atualmente, um dos pontos mais relevantes é a cultura da marca.
Infelizmente, quando falamos sobre isso ainda há muita confusão sobre o que realmente é esse conceito e qual é a diferença entre apenas ter um discurso mais aberto e seguir as tendências do mercado.
Empresas que não sabem diferenciar esses pontos acima podem estar perdendo muitas oportunidades, clientes e, claro, dinheiro.
Para falar mais sobre cultura da marca, criamos esse conteúdo. Continue lendo para tirar suas dúvidas e ver como aplicar esse conceito no dia a dia do seu negócio.
O que é cultura da marca?
A cultura da marca é como se fosse o seu DNA, ou seja, o que faz uma empresa ser o que ela é. Isso quer dizer que todos os negócios contam com sua própria cultura, mas muitas vezes isso só está na mente dos líderes.
Ao colocar no papel, é possível compartilhar esses valores com toda a equipe que construirá a imagem de dentro para fora e representará a marca.
Vale ressaltar que esse conceito, então, não está apenas relacionado com a forma que uma empresa irá se comunicar virtualmente com os seus clientes, mas sim como ela se comportará de forma geral.
Isso deve envolver todos aqueles que participam do processo, seja diretamente ou não, como:
- clientes,
- colaboradores,
- líderes,
- sócios,
- fornecedores,
- parceiros.
A cultura da marca atua como um guia para todas as tarefas, como resolver problemas, atender bem o cliente, comunicar-se com os outros e tomar decisões.
Qual a importância desse tipo de cultura?
Como já falado antes, o comportamento do consumidor passou por grandes mudanças nos últimos anos e isso está diretamente relacionado com a cultura da marca.
Para se ter uma ideia, a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, mostrou que 83% dos brasileiros compram de empresas que estão alinhadas com seus valores pessoais.
A pesquisa ainda trouxe outros dados relevantes, como:
- 79% dos consumidores afirmaram que desejam que as empresas se posicionem sobre questões sociais, culturais, ambientais e políticas,
- 76% falaram que sua decisão de compra são influenciadas pelos valores da empresa e pelas ações dos seus líderes,
- 87% desejam que as empresas sejam mais transparentes sobre os seus produtos, as condições de trabalho e os testes em animais.
Todos esses dados mostram como os consumidores realmente se importam com a cultura da marca e desejam saber quais são os valores das empresas que compram.
Como a cultura da marca deve ser aplicada no dia a dia?
O primeiro passo para aplicar a cultura da marca é definir exatamente quais são os valores que fazem parte dela.
Isso pode parecer algo simples para os líderes, mas é preciso ver esse conceito de forma mais completa. Apenas a partir da formalização da cultura torna-se possível transmiti-la para os colaboradores para que todos trabalhem com os mesmos objetivos.
A partir disso, deve-se criar hábitos para fortalecer os valores. Se você quer ter mais diversidade na empresa, por exemplo, na hora de contratar um colaborador pense sobre isso.
Já se deseja criar um ambiente confortável para todos, faça palestras e eduque os colaboradores para combater qualquer tipo de preconceito. E se quer ter um impacto social positivo, patrocine um projeto local.
O próximo passo é refletir a cultura da marca na forma que ela se comunica, o que inclui a logo, a tipografia, os tons utilizados, a linguagem nas redes sociais e até mesmo os materiais de divulgação, como embalagens.
Outra dica valiosa para aplicar os valores diariamente é buscar, ao máximo, manter o que foi falado. Cada vez mais vemos empresas que são canceladas por pregarem algo e terem ações contrárias.
Se você precisa de ajuda para traçar e aplicar a cultura da marca, conte conosco. Entre em contato e saiba como o nosso time pode ajudar o seu negócio.