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Existe diferença entre identidade e imagem da marca?

Existe diferença entre identidade e imagem da marca?

Apesar dos termos identidade e imagem da marca serem muito utilizados como sinônimos, esses dois conceitos são totalmente diferentes, apesar de estarem relacionados.

Entender o real significado de cada um é indispensável para que a sua empresa possa se comunicar de forma assertiva com os seus clientes e transmitir as mensagens que deseja.

E isso é ainda mais importante no contexto em que vivemos, em que os clientes desejam se conectar verdadeiramente com os negócios antes de realizar uma compra.

Continue lendo para saber mais sobre identidade e imagem de marca e tire suas dúvidas sobre esses conceitos.

Diferenças entre identidade e imagem da marca

A melhor forma de entender a diferença entre identidade e imagem é saber mais sobre cada uma delas. Confira.

O que é identidade da marca?

A identidade da marca é caracterizada por todas as características que fazem a marca ser quem ela é.

Ou seja, é como se fosse a personalidade (ou o DNA) do negócio, que é criada pelos líderes e deve ser replicada por todos os colaboradores.

Esse conceito, então, está diretamente relacionado com a cultura da empresa, reunindo e representando todos os valores.

Isso quer dizer que a identidade está presente em todas as relações, como:

O que é imagem da marca?

Agora é a hora de entender a real diferença entre identidade e imagem da marca.

Esse segundo conceito está ligado com a percepção que as pessoas têm da sua empresa, o que nem sempre corresponderá à cultura do negócio.

Isso se dá porque dificilmente você conseguirá alcançar todos da mesma forma, uma vez que o público é muito diversos, inclusive em pequenos grupos.

Se você tem uma churrascaria, por exemplo, os amantes de carne possivelmente associam o restaurante como um ambiente tradicional e agradável, já os veganos terão uma visão totalmente diferente.

E a imagem vai além de ser “julgado” pelo o que a empresa é, também envolve:

  • campanhas de marketing,
  • entrevistas,
  • experiências do cliente com atendimento,
  • embalagens,
  • experiências de compra.

Como defini-las adequadamente?

Um acontecimento recente mostra a real importância de se definir a identidade e a imagem da marca.

O Banco Bradesco realizou no final do ano passado uma propaganda onde incentiva a redução do consumo de carne, o que vai contra a sua identidade, que incentiva os agronegócios.

Como consequência, o banco perdeu clientes e teve a sua reputação manchada.

Outro exemplo que aconteceu recentemente e chamou atenção foi o McPicanha do McDonald’s que, ao contrário do que o nome sugere, não tem esse corte de carne, criando uma grande crise de imagem e indo contra o valor de servir ótimos hambúrgueres.

Para evitar essas confusões causadas por diferenças entre identidade e imagem da marca, recomendamos que você tenha esse primeiro conceito bem traçado e pense na imagem que deseja passar.

Se precisar de ajuda para isso, conte conosco! Somos uma agência especializada em cultura da empresa e podemos auxiliar a sua empresa a se entender melhor. Entre em contato conosco e saiba mais.