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O que é apego à marca e como superá-lo?

O que é apego à marca e como superá-lo?

Ao perceber o que é apego à marca, você descobrirá que ele está diretamente associado à excelência da experiência que ela promove no consumidor.

Marcas comumente apegadas pelos consumidores trazem a unanimidade de conseguirem promover nas pessoas a sensação de pertencimento a um grupo e a relevância desse sentimento influência no comportamento e decisão de compra.

Isso implica dizer que não é exatamente a marca que faz uma pessoa decidir ou não pela compra de um produto e, sim, toda a experiência que ela vivencia na sua jornada. Isso envolve o antes, durante e pós-vendas.

Nesse contexto, destacamos que uma pesquisa da PWC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, revela que mesmo adorando uma marca, 47% dos consumidores brasileiros parariam de comprar seus produtos caso tivessem uma experiência ruim com ela.

Sendo assim, reconhecendo quem é o seu público, é possível trabalhar estratégias para que ele supere esse apego que já foi conquistado, apresentando a sua marca, trazendo para perto e construindo uma relação de confiança.

Quer saber mais sobre o que é apego à marca e como é possível superá-lo atraindo o seu público para o seu produto ou serviço? Continue a leitura.

O que é apego à marca?

Mas, afinal, o que é apego à marca? Ele é construído a partir de um conjunto de fatores e que resulta em uma relação de confiança entre o consumidor e ela.

Trata-se de um vínculo emocional e uma relação íntima, geralmente o consumidor associa a marca às experiências positivas, o que faz aumentar o apego. Ele passa a desejar a proximidade, sente-se bem em comprar e exibir seus produtos.

E pode até se sentir desconfortável em pensar na possibilidade de separação. É importante destacar que o consumidor apegado normalmente não reclama de preço.

Tipos de marcas comumente apegadas pelos consumidores

Sabendo o que é apego, percebemos que ele acontece exatamente a partir do posicionamento da marca junto ao seu público.

Como já dissemos, elas trabalham para promover a sensação de pertencimento ao consumidor. Para isso, cada uma delas se posiciona de forma extrema e estrategicamente empática para conseguir transmitir os anseios e valores pessoais do seu público, em especial na sua comunicação visual.  

Todas essas marcas constroem uma identidade muito forte do seu negócio, para que de fato as pessoas incorporem em si os valores defendidos pela marca. 

Um exemplo disso é a Apple. A maçã mordida promove experiências únicas no consumidor e todo o envolvimento emocional com a marca é construído a partir da oferta de produtos inovadores com designs finos e elegantes. 

A marca investe também na sua identidade clean, leve e agradável, que está presente em seus produtos e embalagens, nas lojas, site e em tudo que envolve a sua relação com os seus fãs do mundo inteiro.

É possível superar o apego às marcas apenas com qualidade?

Agora que você sabe o que é apego e caso esteja se perguntando se é possível atrair um consumidor apaixonado por outras marcas para os seus produtos apenas melhorando a qualidade deles, saiba que é preciso fazer muito mais que isso.

Lembra que dissemos que o apego é construído a partir do posicionamento da marca junto ao público?

Esse posicionamento consiste em:

  • criar bons produtos ou serviços,
  • construir uma identidade de negócio para ocupar um espaço especial na mente e no coração do seu consumidor.

Para isso, você não precisa ter altos investimentos em publicidade e nem ser uma empresa de grande porte. 

É necessário apenas trabalhar a identidade do seu negócio, tornando a sua marca relevante, desejada e positiva no pensamento e no sentimento do seu público.

Como fazer isso?

Imagine duas padarias situadas na mesma região. Ambas vendem praticamente os mesmos produtos.

Porém, uma delas tem a cultura de oferecer um atendimento diferenciado. Ela investe em design visual, usa embalagens personalizadas, oferece um ambiente harmonioso, uma estrutura organizada, procura pesquisar sobre a experiência do cliente e busca fazer com que o consumidor sinta a sensação de pertencimento com todo o conjunto. 

Em meio à concorrência, qual das duas será a padaria preferida dos moradores da região?

Perceba como sua empresa também pode deixar marcas nas pessoas e seus produtos se tornarem os preferidos do seu público.

Quer ajuda para se tornar uma marca admirada no mercado? Entre em contato conosco, a nossa especialidade é atuar com design e branding para ajudar na transformação da sua marca.