Como uma marca de assessoramento técnico a corredores materializou o propósito da empresa e construiu valor por meio do trabalho de branding.
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Diz-se popularmente que para começar a correr basta um tênis e a força de vontade. Se o primeiro é possível conseguir facilmente com a variedade de modelos e preços disponíveis no mercado; o segundo, porém, é precioso. Por isso, a prática é geralmente considerada um fator de mudança na vida de quem decide correr.
Fabiano Pezzi, fundador da escola de corrida Go Runners, de certa forma, já sentia no dia a dia que o serviço oferecido pela empresa, isto é, o assessoramento e apoio técnico a corredores, também significava histórias de superação e desenvolvimento pessoal.
Porém, como professor e instrutor, sua atenção inicial estava nos conhecimentos esportivos a serem trabalhados. “A Go Runners sempre foi conduzida por mim, um cara muito técnico, ao lado de professores também muito técnicos, então, a gente sempre pensou bastante em exercícios”, conta o empreendedor.
A preocupação com o próprio negócio veio aos poucos a partir do contato com os conhecimentos de branding. Foi quando a empresa selou parceria com a 1516 para a construção estratégica do posicionamento e da identidade da marca.
Buscando compreender a verdadeira essência do negócio para projetar os determinados propósitos e visão de mundo, constrói-se, então, o conceito da marca a partir da identificação do ideal inerente à empresa: impactar a vida das pessoas por meio da corrida de rua.
A Go Runners tem muita relação com a transformação das pessoas. O que nós fizemos foi espelhar essa transformação que eles fazem com os alunos em um conceito de marca e de negócio para que Fabiano pudesse administrar esse conceito, construir sua imagem e sua identidade ao longo do tempo.
– Gustavo Fernandes, diretor da 1516
Chega-se, assim, em um projeto consistente representados pelo slogan “Conquiste-se”, o vídeo Manifesto Go Runners, acompanhados pelo brand book e pelo livro de jornada, que orientam o que o empresário precisa realizar a cada ano para garantir que a marca seja administrada pela essência.
A materialização de um sentimento
De acordo com Fabiano, o trabalho de branding foi estratégico para materializar o sentimento e o propósito inerentes à Go Runners. A partir da construção da identidade da marca, ele diz, foi possível trabalhar com mais consciência do serviço oferecido:
“Hoje, eu sei que a corrida é um meio para ajudar pessoas a conquistarem suas melhores versões e, com isso, subir no pódio das suas próprias vidas, sendo mais felizes.”
Com isso, ele identifica que o trabalho da 1516 foi necessário para o empoderamento da marca, trazendo solidez e contribuindo para a construção do valor (brand equity), elemento considerado importante para a estratégia futura da empresa.
A Go Runners é estabelecida nas ruas, nas praças, nas praias, em locais públicos; eu não tenho prédio nem máquinas próprias, eu preciso trabalhar a marca e a valorização dela, o equity.
Assim, compreendendo a essência do negócio, Pezzi e os professores da Go Runners prosseguem, de olho no futuro, instigando a todos a correrem atrás dos seus sonhos e das suas melhores versões.
Como bem diz o próprio Fabiano: Avante!