O mundo do empreendedorismo conta com tantos termos próprios que às vezes é difícil de acompanhar. É exatamente esse o caso do marketing e branding.
Esses dois termos são comumente utilizados como sinônimos, mas há uma grande diferença entre eles.
Enquanto um foca na credibilidade de uma marca, outro está ligado com a divulgação dos produtos ou serviços.
Quer saber mais? Então, continue lendo e confira a diferença entre marketing e branding.
Diferenças entre marketing e branding
Para entender quais são as diferenças entre marketing e branding, nada melhor do que saber mais sobre cada um desses conceitos. Confira!
Particularidades do marketing
De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing, esse conceito é um processo administrativo e social em que as pessoas obtêm o que precisam e querem por meio da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
Em outras palavras, é o conjunto de ferramentas, processos e estratégias que são utilizadas para:
- gerar desejo de compra,
- promover produtos e serviços,
- tornar a empresa conhecida.
Tudo isso pode ser feito de diversas formas, uma vez que existem várias estratégias de marketing. Um exemplo é o que chamamos de outbound, que faz a prospecção de clientes por meio da interrupção, como banners e propagandas.
Também há o inbound, que tem como objetivo fazer o cliente ir até a sua marca por meio da criação de materiais relevantes, como blogs e redes sociais, por exemplo.
Vale ressaltar que esse conceito é muito complexo e envolve diversas questões, mas a definição acima é suficiente para entender a diferença entre marketing e branding.
Particularidades do branding
Branding, por sua vez, é o conceito que está relacionado com o planejamento, estruturação e gestão de:
- identidade de negócio,
- reputação no mercado,
- percepção dos consumidores,
- relevância,
- visibilidade da organização,
- forma de comunicação,
- objetivos e valores,
- posicionamento da marca.
Ou seja, esse conceito está ligado com a personalidade da empresa e com a sua essência.
Apenas dessa forma é possível crescer sem perder a sua cultura e gerando valor para os consumidores.
Vale a pena investir nos dois?
Agora que você já sabe a diferença entre marketing e branding deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir nos dois.
A verdade é que esses conceitos estão diretamente ligados e se complementam em uma estratégia da marca.
Uma forma de entender melhor isso é pensando que:
- branding é ser, é algo macro e o que cria valor,
- marketing é fazer, é mais micro e que usa o valor criado.
Por esse motivo, o melhor a se realizar é unir essas duas estratégias para alcançar resultados.
Uma pesquisa que mostra o real valor do branding foi realizada pela Stackla, plataforma especializada em redes sociais, que afirma que 88% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator relevante na hora de escolher e apoiar uma marca.
Além disso, 77% das pessoas confirmam que compram de empresas que compartilham os mesmos valores que elas, segundo o Havas Group, consultoria de comunicação.
Já em relação ao marketing, a Sendoso, a primeira plataforma de envio do mundo, conclui que para cada real investido nessa estratégia ganha-se R$ 5.
Se você deseja saber mais sobre marketing e branding e quer dar o primeiro passo para gerar mais valor para a sua empresa, conte conosco.
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