Branding

Existe diferença entre marketing e branding?

Existe diferença entre marketing e branding?

O mundo do empreendedorismo conta com tantos termos próprios que às vezes é difícil de acompanhar. É exatamente esse o caso do marketing e branding.

Esses dois termos são comumente utilizados como sinônimos, mas há uma grande diferença entre eles.

Enquanto um foca na credibilidade de uma marca, outro está ligado com a divulgação dos produtos ou serviços.

Quer saber mais? Então, continue lendo e confira a diferença entre marketing e branding.

Diferenças entre marketing e branding

Para entender quais são as diferenças entre marketing e branding, nada melhor do que saber mais sobre cada um desses conceitos. Confira!

Particularidades do marketing

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing, esse conceito é um processo administrativo e social em que as pessoas obtêm o que precisam e querem por meio da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Em outras palavras, é o conjunto de ferramentas, processos e estratégias que são utilizadas para:

  • gerar desejo de compra,
  • promover produtos e serviços,
  • tornar a empresa conhecida.

Tudo isso pode ser feito de diversas formas, uma vez que existem várias estratégias de marketing. Um exemplo é o que chamamos de outbound, que faz a prospecção de clientes por meio da interrupção, como banners e propagandas.

Também há o inbound, que tem como objetivo fazer o cliente ir até a sua marca por meio da criação de materiais relevantes, como blogs e redes sociais, por exemplo.

Vale ressaltar que esse conceito é muito complexo e envolve diversas questões, mas a definição acima é suficiente para entender a diferença entre marketing e branding.

Particularidades do branding

Branding, por sua vez, é o conceito que está relacionado com o planejamento, estruturação e gestão de:

  • identidade de negócio,
  • reputação no mercado,
  • percepção dos consumidores,
  • relevância,
  • visibilidade da organização,
  • forma de comunicação,
  • objetivos e valores,
  • posicionamento da marca.

Ou seja, esse conceito está ligado com a personalidade da empresa e com a sua essência.

Apenas dessa forma é possível crescer sem perder a sua cultura e gerando valor para os consumidores.

Vale a pena investir nos dois?

Agora que você já sabe a diferença entre marketing e branding deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir nos dois.

A verdade é que esses conceitos estão diretamente ligados e se complementam em uma estratégia da marca.

Uma forma de entender melhor isso é pensando que:

  • branding é ser, é algo macro e o que cria valor,
  • marketing é fazer, é mais micro e que usa o valor criado.

Por esse motivo, o melhor a se realizar é unir essas duas estratégias para alcançar resultados.

Uma pesquisa que mostra o real valor do branding foi realizada pela Stackla, plataforma especializada em redes sociais, que afirma que 88% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator relevante na hora de escolher e apoiar uma marca.

Além disso, 77% das pessoas confirmam que compram de empresas que compartilham os mesmos valores que elas, segundo o Havas Group, consultoria de comunicação.

Já em relação ao marketing, a Sendoso, a primeira plataforma de envio do mundo, conclui que para cada real investido nessa estratégia ganha-se R$ 5.

Se você deseja saber mais sobre marketing e branding e quer dar o primeiro passo para gerar mais valor para a sua empresa, conte conosco.

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