Comunicação

É possível equilibrar o propósito empresarial e o lucro?

É possível equilibrar o propósito empresarial e o lucro?

Adotar um propósito empresarial pode fazer toda a diferença para uma organização, motivando a sua equipe de colaboradores e chamando a atenção dos consumidores.

Muitos empreendedores, quando perguntados a respeito dos objetivos do seu negócio, respondem: “vender muito e obter lucro com a operação”.

É preciso compreender que essa resposta não satisfaz o mercado e a sociedade, pois um empreendimento precisa ir além.

A definição de um propósito diz respeito a uma intenção a ser conquistada, movimentando a empresa para melhores momentos, pois é comum que colaboradores se engajem em propostas que venham a oferecer:

  • melhorias para a sociedade,
  • ações baseadas na sustentabilidade do planeta,
  • projetos voltados à educação e cultura, etc.

Logo, podemos dizer que a cultura de uma empresa é o seu propósito colocado em prática e ele diz respeito direito ao seu lucro.

Neste post, apresentaremos o que é propósito empresarial e como ele pode ser equilibrado com a lucratividade da operação. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!

Tipos de propósitos empresariais

É importante compreender que o propósito operacional não é a missão da empresa, mas sim uma razão para sua existência, relacionada com o ambiente interno da operação.

Trata-se então de:

  • ideologia,
  • valores,
  • cultura organizacional.

A sociedade, onde estão incluídos os colaboradores, consumidores, fornecedores e parceiros de negócios, estão cada vez mais atentos aos comportamentos e discursos das empresas, observando as ações que envolvem elementos:

  • emocionais,
  • sensoriais,
  • morais,
  • éticos.

Portanto, vale a pena desenvolver algum propósito empresarial que venha alinhar-se com um ou mais elementos apresentados, pois, certamente, irá chamar a atenção e despertar a curiosidade de muita gente.

Por que é tão importante manter o propósito empresarial?

Manter o propósito empresarial não pode uma validade ou se transformar em algumas pequenas ações da organização que se perdem com o tempo. 

Todas as suas ações devem ser focadas no seu propósito, sempre.

Uma pesquisa, divulgada no Portal Dale Carnegie, revela que 90% dos colaboradores que trabalham em uma organização focada nos seus propósitos e objetivos dizem se sentirem mais engajados no seu trabalho. 

Por outro lado, a sua importância está também em conquistar um público, consumidor ou não, que apoia as ideias e ações desenvolvidas pela empresa, além de ganhar credibilidade no mercado.

Como manter o equilíbrio entre propósito e lucro?

O equilíbrio entre o propósito empresarial e o lucro é fundamental para o sucesso da operação, portanto, os dois assuntos precisam caminhar juntos.

É muito importante que os colaboradores conheçam detalhadamente esses propósitos e o que pode ser alcançado na medida em que a lucratividade da operação possa melhorar.

Isso significa envolver a equipe e estabelecer metas adequadas para que novos passos possam ser dados com relação aos propósitos a serem alcançados.

Atualmente, já existe no mundo movimentos de líderes empresariais que visam redefinir o conceito de sucesso operacional, onde novos propósitos passam a fazer parte de suas operações, tais como:

  • reduzir desigualdades,
  • diminuir os níveis de pobreza,
  • proteger o meio ambiente,
  • incentivar a educação e cultura, etc.

Essas ações acabam ganhando a simpatia das pessoas e consequentemente criando uma fidelidade inexistente antes desse novo formato de gestão empresarial, o que se transforma em vendas e faturamento.

Equilibrar propósito e lucro é uma maneira inteligente de conquistar mercado e, ao mesmo tempo, oferecer diferenciais que acabam refletindo na própria operação.

Se sua empresa não sabe como iniciar um processo voltado a esse assunto, conheça a 1516gdm e saiba como podemos ajudar na transformação de diferenciais do seu negócio em valor para sua marca.