Design

Naming para marcas

A construção ou revisão do nome de uma empresa faz parte de uma estratégia e é parte integrante para a construção ou mudança da identidade de uma empresa como um todo.

 

Carlos Dranger, diretor da Caduro Associados – agência de design fundada a 55 anos e que já produziu mais de 1000 marcas acumulando 15 prêmios importantes – coordenador do projeto de revisão do sistema de identidade visual da Vale junto a consultoria de branding e design norte americana Lippincott, é enfático sobre a importância do trabalho de naming nos projetos de gestão de marca: “Não se cogita projeto de linguagem visual sem passar por estratégia e posicionamento. Especialmente sem nome definido. E sem nome, fazer design do que?” Marco Antônio Amaral Rezende, ex-sócio da Caduro diz que ä dificuldade de criar ou modificar uma marca está em entender e englobar tudo o que “a empresa carrega. Falar de marca é juntar tudo.” Compreender a importância de cada parte do processo de gestão e criação de marcas perpassa por entender que cada etapa do processo é importante, como suas sub etapas de realização.

 

 

Desenvolver o naming no processo da construção da identidade visual é passar por essas etapas que a Igor naming agency, agência situada em Salsalito, California, sugere em um guia que elaborou e disponibiliza gratuitamente em sua página. A Igor sugere que para o processo de gestão de marca existem 6 passos que devem ser seguidos para a construção da marca perfeita. Após o primeiro passo (diagnóstico) e segundo (posicionamento) realizados dentro do processo, chega-se ao naming que tem como sua primeira etapa decidir o que quer o novo nome em relação ao marketing, branding e esforços de publicidade.

 

 

Tomar essa decisão permite limitar sua procura a uma certa categoria de nome. A partir daí a Igor apresenta as quatro principais categorias de nomes: Funcional/descritivo (descrição do produto); Inventados (que não possuem significado); Experienciais (que oferece conexão com algo real): e nomes evocativos (evoca o posicionamento da empresa ou produto em vez de descrever uma função ou uma experiência direta.).