Design

Um segredo do design para sua marca se tornar conhecida.

Um dos segredos para que sua marca se torne bem conhecida é realizar um bom design. Entretanto, o design só construirá uma marca forte e, principalmente, respeitada e admirada pelos consumidores, se ela atrair, for desejada. Para que o design produza elementos da identidade visual que promovam essas sensações, precisa estar alinhado a gestão da marca, para poder criar uma identidade de marca clara e inteligível para os consumidores.

Os atributos da marca e a maneira como são expressos devem estar intimamente ligados.

Para expressar os atributos da marca os elos entre design e gestão de marca não se limitam apenas ao design gráfico, nem apenas a desenvolver logotipo ou a construção do signo. O design também está presente em todos os elementos do valor da marca, como: promessa; missão; visão; posicionamento; expressão; e notoriedade.

O trabalho da gestão da marca possibilita a diferenciação de uma marca através do uso do design como estratégia, que poderá ser utilizada pelo marketing para sempre evidenciar o posicionamento da marca, seja pelo design gráfico, de produto, da embalagem, do interior de loja, elementos de cor, tipografia. Tudo isso é fundamental para que a proposta de valor seja percebida e a marca possa cumprir sua função.

Empresas que realizam o trabalho do design aliado ao da gestão da marca apresentam uma identidade de marca coesa, distintiva e relevante que agrega valor a seus produtos e serviços e até possibilita a prática de preços diferenciados, simplesmente porque isso fará com que seu produto pareça tecnicamente superior, mesmo que eles sejam iguais.

O design só conseguirá êxito em criar uma representação visual da emoção que a marca possui se for gerenciado pela Gestão de Marca. Entender esse processo, suas etapas e função de cada uma é um elemento que diferencia uma empresa da outra. E essa diferença pode ser traduzida em resultados positivos nas vendas e na construção de valor de marca em longo prazo.