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Experiências que são um Luxo

O luxo é mais do que a oferta material. O luxo é uma oferta diferenciada que oferece valor simbólico e experiencial além da funcionalidade. As empresas desse setor são conceitualmente diferentes das marcas de massa, logo, precisam de uma abordagem específica que gere valor na mente do consumidor e justifique os altos preços cobrados. Mesmo sendo um processo trabalhoso, criar valor é algo que o mercado do luxo faz excepcionalmente, de forma consistente e pautada no longo prazo, idealizando essas marcas para que atravessem crises financeiras internacionais, guerras e até a morte de seus fundadores sem perder a força de mercado.

Laços emocionais são investimentos estratégicos exponenciais por elevarem as empresas além de sua utilidade de vender produtos. De uma forma estratégica marcas de luxo não vendem produtos. Vendem estilo, status, possibilidades. E esse direcionamento não é o único norte que a Gestão de Marcas pode usar em sua estratégia, existem diversas. Descubra um pouco sobre uma experiência de luxo baseado numa pesquisa feita por Francine Espinoza Petersen (ESMT – European School of Management and Technology).

Além dos valores da marca, as crenças.

Vá além de apoiar-se nos valores da marca, crenças são mais específicas. As grifes de luxo não se esforçam para agradar a todos, e sim os clientes certos cujo as crenças se alinham com as delas, pois essa identificação do público com a marca é fundamental e significará um fluxo de vendas previsível.

Seja mais que um logotipo.

Quanto mais forte é a marca, maior é o conjunto de ícones visuais associado a ela. A marca deve escolher ativamente símbolos que estejam relacionados ao seu DNA e organizá-los através de repetição constante.

Envolva o cliente num ritual.

A oferta não pode parar no produto. Pode começar com vendedores atentos e atendimento personalizado, mas deve ir além disso para oferecer um ritual de consumo verdadeiramente diferenciado e exclusivo que surpreenda o cliente.

Seu ponto de venda é um templo

Transformar o ponto de venda num templo é pensar em espaços multifuncionais, onde a marca possa transmitir suas crenças e criar experiências através de interações físicas com o cliente.

Comunique lendas para estabelecer um mito.

Essas narrativas devem ser consistentes em todos os pontos de entrega, incluindo produtos, lojas e marketing. Contando lendas associadas à sua história ou seu produto, as marcas de luxo estabelecem um mito. Saber criar essa magia é essencial para o reconhecimento dessas grifes pois até 90% do lucro de marcas como Louis Vuitton vêm do fascínio que a etiqueta desperta nas pessoas.

Praticamente qualquer empresa pode aplicar (pelo menos alguns dos) princípios para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente e fortalecer sua marca.

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