Uma marca reconhecida não é aquela que é melhor identificada pelo consumidor e sim a que impacta positivamente na mente e nas emoções do seu público.
Imagine o seu público tendo boas sensações ao reconhecer a sua logo, para isso você não precisa ter uma empresa de grande porte e investir altos valores em marketing e publicidade.
Você pode, por exemplo, ter um pequeno restaurante, uma loja, farmácia e tornar a sua marca uma referência na cidade e redondeza onde você atua.
Ser uma marca reconhecida é ser referência no seu setor.
Para isso, é preciso alinhar toda a comunicação do seu negócio com a filosofia da sua empresa e tudo começa pela definição de como você deseja que o seu cliente enxergue e sinta a sua marca.
Quer algumas dicas para ter uma marca reconhecida? Continue a leitura e confira.
Benefícios de ter uma marca reconhecida
Uma estratégia de reconhecimento de marca visa colocá-la na mente dos consumidores de maneira positiva.
Quando isso acontece o seu negócio passa a ter uma identidade visual bastante forte e começa a conquistar clientes fiéis.
Conquistando o seu cliente, você também passa a contar com uma ferramenta de auxílio de grande valia para o seu negócio, o marketing de recomendação. Ou seja, o seu consumidor passa a defender a marca e a divulgá-la.
Quanto mais clientes conquistados, maior será a sua credibilidade junto ao seu público e ao mercado em que você atua.
Como ter uma marca reconhecida?
Engana-se quem pensa que para ter uma marca reconhecida é preciso ter uma empresa de grande porte e investir milhões em publicidade.
Independentemente do seu segmento e tamanho da sua empresa, a sua marca pode ser reconhecida no seu bairro, na cidade e até mesmo nas redes sociais, bem como você pode expandi-la para o estado, para todo o país e para o mundo.
O processo é lento e você pode conquistar esse reconhecimento da seguinte forma:
Tenha propósitos bem definidos
Uma publicação da Revista Exame traz a informação que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas em que os propósitos da marca estejam alinhados aos seus valores pessoais de vida.
Sendo assim, um passo importante para se tornar uma marca reconhecida e definir seus propósitos, é importante deixar os valores da sua marca bem claros para os consumidores.
Um exemplo bem comum da definição de propósitos é o da Coca-Cola, a marca que traz felicidade e que pode servir de exemplo para todo empreendedor.
Nas suas estratégias de branding, a marca consegue fazer consumidores do mundo inteiro relacionarem o ato de beber o seu refrigerante com um momento feliz, conectando as pessoas através de histórias e emoções.
Crie um projeto de branding
O branding tem como objetivo despertar emoções e criar conexões, não havendo a necessidade de ser uma grande marca, como a Coca-Cola, para investir nessa estratégia.
Branding pode ser definido como um conjunto de ações devidamente alinhadas com o:
- posicionamento,
- propósito,
- valores da marca.
Esse conjunto de ações envolve desde
- a escolha do nome do seu negócio,
- a criação da logo,
- a definição das cores, fontes, formas e traços que formam o design visual,
- a definição dos valores, propósitos e missão,
- a forma como você transmite a sua mensagem para o seu público.
O branding trabalha de forma estratégica a identidade visual do seu negócio, ajudando a promover boas experiências e a construir uma relação positiva entre a marca e as pessoas.
Invista em marketing digital
Para ter uma marca reconhecida, você precisa ter presença no ambiente digital.
Afinal, conforme dados do relatório Digital 2022: Global Overview, realizado em parceria entre We Are Social e Hootsuite, 4,62 bilhões de pessoas ao redor do mundo têm pelo menos um perfil ativo nas redes sociais.
A maioria dos internautas segue uma marca nas redes sociais.
Outro dado importante é que, segundo o E-commerce Brasil, 93% dos brasileiros realizam pesquisas no Google antes de comprar um serviço ou produto.
Esses dados reforçam que você precisa contar com uma eficiente estratégia de comunicação nos diversos canais online, falando a linguagem do seu público para transmitir a mensagem da sua marca.
Agora que você conferiu algumas dicas para ter uma marca reconhecida, entre em contato conosco e saiba como a 1516gdm pode ajudar na identidade visual do seu negócio e nas estratégias de marketing digital para a sua empresa.