Branding

Aprenda mais sobre branding escolar e qual a sua importância

Aprenda mais sobre branding escolar e qual a sua importância

Se você atua em uma instituição de ensino, mas ainda não sabe o que é branding escolar, chegou a hora de entender como esse conceito pode fortalecer o desempenho da sua marca no setor de ensino.

Para uma instituição de ensino, destacar-se em relação à concorrência através da construção de uma imagem que transmite mais credibilidade e valores coerentes com os do seu público é fundamental para um bom desempenho.

Nesse sentido, um projeto de branding pode ser o elemento que chega para fazer a diferença e facilitar esse processo.

Neste post, falaremos sobre o que é branding escolar e qual sua importância para a atuação de uma instituição de ensino. Confira!

O que é branding escolar?

Toda instituição, seja qual for o serviço prestado, é também uma marca, que deve estar atenta a fatores como a construção da sua imagem e a comunicação com seu público.

No setor da educação não é diferente, por isso compreender o que é branding escolar é o primeiro passo para melhorar o posicionamento de uma instituição e estabelecer uma relação mais consistente com aqueles que procuram seus serviços.

O conceito está associado a estratégias que permitem a elaboração de uma identidade mais sólida para a organização, de modo que seja possível transmitir confiança, credibilidade, segurança e seriedade, mas também uma postura inovadora e criativa.

Dessa maneira, torna-se mais eficiente o processo de atrair novos estudantes, bem como o trabalho de retê-los.

Qual a sua importância para instituições de ensino?

Se você entendeu o que é branding escolar, já deve ter compreendido também que ele tem grande importância para que uma instituição de ensino tenha um bom desempenho.

Para além dos procedimentos educacionais envolvidos na rotina escolar, é importante lembrar que instituições são marcas e, portanto, precisam trabalhar a maneira como se posicionam frente a um público.

Um estudante ou os responsáveis por ele tomarão diversos fatores como critérios para a escolha do local em que serão desenvolvidos seus estudos.

A infraestrutura disponível, a qualidade do desempenho do corpo docente, a missão da instituição e seus valores nesse ramo são todos elementos que podem ser melhor transmitidos ao público a partir de um processo de branding.

A partir dele, torna-se possível transmitir informações sob uma postura de mais credibilidade e compromisso, adequando fatores que vão desde o tom da comunicação até os elementos visuais que representam o local de ensino.

Como construir um branding escolar? 

Após compreender o que é branding escolar e a importância de aplicá-lo, só falta entender de que maneira ele pode ser elaborado.

Um primeiro passo a ser dado pela instituição é compreender o que as pessoas atendidas por ela estão buscando e o que esperam de sua atuação.

Para isso, uma pesquisa de satisfação pode fornecer dados importantes para a elaboração de outros elementos fundamentais, como um plano de comunicação, que define o tom e a postura da organização, e a construção de uma identidade visual.

Esse último ponto pode ser explorado de diferentes maneiras conforme o objetivo do local de ensino, utilizando elementos mais lúdicos e cores mais alegres na educação infantil ou tons mais sérios e contidos para o nível superior, por exemplo.

Assim, ao compreender o que seu público espera e definir quais são os objetivos, princípios e valores da instituição, é possível construir uma identidade de marca mais consistente e adquirir mais credibilidade e respeito no setor.

Gostou de conhecer o que é branding escolar? Quando o assunto é estratégia de marca, você sempre pode contar com a 1516 Gestão de Marcas para as melhores soluções para o seu negócio!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a fortalecer o posicionamento da sua marca.