Branding

Vale a pena fazer co-branding?

Vale a pena fazer co-branding?

O co-branding é uma importante estratégia, que possibilita a união de empresas distintas em favor de uma causa comum: aumentar suas vendas.

Trata-se de um processo que traz benefícios para ambas as partes envolvidas, mas deve ser bem planejado e elaborado de maneira coerente com a atuação de cada marca.

Assim, conhecer a estratégia é o primeiro passo para entender como essa atuação conjunta pode melhorar o desempenho de um empreendimento.

Para saber mais a respeito do co-branding e entender se vale a pena investir nessa prática, continue a leitura!

Particularidades do co-branding

A estratégia de co-branding consiste em um processo no qual duas marcas trabalham em conjunto para promover um produto ou serviço.

De modo geral, essa prática tende a ser implementada por empresas de um mesmo segmento, mas que trabalham com itens diferentes.

Por outro lado, algumas uniões entre setores distintos do mercado também podem ser interessantes quando se encontra um ponto em comum entre as empresas em questão.

Dessa maneira, ambos os empreendimentos elaboram campanhas em conjunto e podem ir além do seu público-alvo, encontrando novos consumidores e realizando mais vendas.

Exemplos de co-branding

Tendo em vista o sucesso do co-branding para a promoção de uma marca, é possível encontrar diversos exemplos dessa prática.

Um deles foi a união entre a OMO e a Comfort, que são marcas pertencentes a uma mesma empresa, a Unilever.

Dessa maneira, foi criado um produto em conjunto, que apresentava as qualidades de um produto aos consumidores do outro, assim promovendo a imagem de marca de ambas as partes envolvidas.

Outro caso de co-branding que podemos citar foi a parceria entre a Apple e a Nike, um exemplo em que ambas as marcas adentraram um novo segmento ao realizar a campanha.

O produto promovido era o Apple Watch Nike+, que tinha por objetivo melhorar o acompanhamento do desempenho de corredores que utilizassem o aparelho.

Dessa maneira, uma empresa se beneficia ao associar sua imagem ao avanço tecnológico, enquanto a outra pode se inserir em mais uma atividade rotineira dos usuários de seus aparelhos, que é a corrida.

Como criar esse tipo de estratégia?

Utilizar esse tipo de estratégia, portanto, pode trazer diversos benefícios para uma empresa, mas é importante elaborar a campanha de modo inteligente.

Em um primeiro momento, é fundamental analisar se a união com o empreendimento em questão pode trazer vantagens para o seu negócio.

Empresas muito menores que a sua, por exemplo, podem não trazer tantos benefícios quanto receberão da sua marca, gerando uma relação assimétrica que pode não ser o ideal.

Além disso, é importante verificar se a identidade de marca da empresa em questão condiz com a sua, para que não haja o risco de associar a imagem do seu empreendimento à de outro que não apresenta os mesmos princípios.

Assim, também é importante desenvolver a campanha em conjunto, garantindo que o resultado final seja condizente com o posicionamento de ambas as empresas envolvidas na estratégia.

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