Branding

Você já ouviu falar em branding experience?

Você já ouviu falar em branding experience?

Cada vez mais empresas desejam saber o que é branding experience e quais são as vantagens de aplicar esse conceito.

Também chamado de experiência da marca, essa técnica tem como objetivo aumentar o valor da empresa, chamar atenção do público e fidelizar os clientes atuais.

Para isso, todas as empresas devem entender mais sobre os pilares desse conceito e buscar maneiras de implementá-lo.

Continue lendo para saber mais sobre branding experience e tire suas dúvidas sobre essa técnica que é indispensável para todas as empresas.

O que é branding experience?

Branding experience é um conceito do marketing que consiste na geração de valor e na melhora da experiência do cliente em todos os sentidos, desde a primeira interação até o follow-up após a venda.

Para isso, deve-se buscar maneiras de fazer com que a percepção do cliente seja positiva, o que pode envolver diferentes ações dependendo do tipo de empresa.

Uma loja física, por exemplo, deve investir para:

  • oferecer um ambiente confortável, com cores agradáveis,
  • ter músicas que façam sentido para o público-alvo,
  • garantir uma boa iluminação,
  • ter provadores limpos e bonitos,
  • deixar os produtos organizados,
  • possuir um atendimento diferenciado.

Já para um e-commerce é importante focar na experiência do usuário no site, oferecendo diversas opções de pagamento, diversas opções de frete e quem sabe permitir a retirada de um produto em uma loja física.

Quais as vantagens?

O branding experience oferece diversas vantagens para os negócios. Saiba quais são as principais.

Fidelização de clientes

Segundo Philip Kotler, o famoso “pai do marketing”, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.

Por meio do branding experience é possível melhorar a experiência do consumidor e aumentar as chances dele voltar a comprar.

De acordo com o Open Text, 73% dos brasileiros voltariam a comprar de marcas que ofereceram um bom atendimento!

E isso é verdade tanto para lojas físicas quanto para as virtuais.

Focar na fidelização de clientes, então, é uma ótima forma de aumentar os resultados e melhorar a reputação no mercado.

Geração de valor

Você prefere comprar em uma loja organizada, limpa e com ótimo atendimento que cobra um pouco mais caro ou em uma que é suja e os vendedores não são gentis por um preço menor? A maioria das pessoas opta pela primeira opção.

De acordo com pesquisa realizada pela Consumer Commitment Index, 86% das pessoas estão dispostas a pagar mais na hora de realizar uma compra se tiverem uma boa experiência.

Dessa forma, ao implementar branding experience, sua empresa pode aumentar os valores cobrados sem perder clientes.

Proximidade com o público

Ao ter uma boa experiência com uma marca, os consumidores tendem a se sentir mais próximos delas.

Muitos clientes começam a seguir a empresa nos canais digitais, buscam mais informações sobre ela e indicam para familiares e amigos.

Um exemplo que mostra essa proximidade são os “fãs” da Apple, que admiram a marca, acompanham todos os lançamentos e defendem fervorosamente os dispositivos.

Outro exemplo é a Harley-Davidson, que faz parte da vida de todos os motoqueiros e não vende apenas motos, mas um estilo de vida completo.

Se você ficou interessado em investir em branding experience, mas não sabe por onde começar, conte conosco.

Somos uma agência especializada em branding e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a experiência do cliente e se tornar uma referência no seu segmento. Entre em contato e saiba mais!