Toda organização deve ter uma identidade verbal da marca. É uma das formas de reter nossa atenção e assim como o visual, o sonoro e o olfativo, a identidade verbal complementa seu posicionamento no mercado.
Assim como em todo processo de posicionamento de uma marca, a identidade verbal merece total atenção, afinal essa é a forma como ela irá se comunicar com seu público e os futuros clientes.
O ideal é que haja um discurso único e de fácil assimilação e identificação, deixando sempre claramente o propósito da empresa, juntamente com seus atributos e sua cultura.
VOCÊ SABIA QUE TODA IDENTIDADE VERBAL TEM UM CONTEÚDO?
O que você precisa saber é que pra começar deve incluir:
- O nome da marca (naming)
- Manifesto da marca
- Mensagem
- Tom de voz
É importante que você compreenda que todos esses elementos devem manter a mesma linha de consistência e refletir a essência da marca. E dentre esses, os mais importantes são a mensagem e o tom de voz.
O que você também precisa atentar é que todos os pontos pensados para a identidade verbal devem corresponder ao discurso da empresa. pois quando se pensa numa comunicação verbal consistente, a identidade automaticamente ficar mais consistente.
O NOME DA MARCA OU NAMING
Você sabia que o conjunto de nomes da sua marca, produtos ou serviços diz muito aos clientes?
É provável que você encontre namings em idiomas diferentes, tipologias e os que apelam para territórios semânticos diferentes, e isso nem sempre será o melhor para sua empresa.
A criação de qualquer naming tem que envolver um exercício estratégico-criativo que leve em consideração vários aspectos a serem considerados e de imensa relevância.
É importante que o naming reforce a promessa de valor do negócio, que seja coerente e que esteja devidamente alinhado com o ecossistema da empresa.
MANIFESTO DA MARCA
Esse é um elemento chave, pois é onde sua empresa declara publicamente suas intenções e pilares estratégicos em que se baseia. Também é bem definido pelo estudo de Branding. É uma peça de comunicação que inspira, emociona, encoraja.
É ele que revela o compromisso que sua empresa tem com a sociedade e seus clientes. Um grito de guerra, no qual a marca transmite sua visão e busca a mobilização da audiência interna e externa para unir forças.
Para desenvolver o manifesto da sua marca, leve em consideração os valores, a personalidade, a atitude da sua empresa e esteja pronto para responder qual o papel que ela desempenha na sociedade.
A MENSAGEM É IMPORTANTE
A identidade da marca necessita de uma boa matriz de mensagens
É imprescindível exemplificar quais mensagens sua empresa deve emitir, garantindo a comunicação alinhada à identidade da marca, o que gera reconhecimento de mercado.
Essa matriz é composta de mensagens padrão, com a finalidade de ensinar outras pessoas da sua organização e para que as agências gerem conteúdos que garantam uma comunicação consistente.
O sucesso de se construir mensagens alinhadas é saber adequar os conceitos de tom de voz adequadas para cada canal de comunicação e grupos de interesses, pois sua marca deve ser flexível e capaz de se adaptar aos diferentes públicos sem perder a essência.
O TOM DE VOZ DA IDENTIDADE VERBAL DA SUA MARCA
O tom de voz é a maneira pela qual queremos expressar o que queremos comunicar. São os aspectos verbais, visuais e de atitude da marca que expressam como é a sua empresa.
É o que diz (seus valores e personalidade) e como diz (palavras, estruturas, expressões, bordões).
O tom de voz contem todos os recursos linguísticos necessários para demonstrar a atitude da empresa em qualquer mensagem, através de qualquer canal ao longo do tempo.
QUAL A UTILIDADE DE CONSTRUIR A IDENTIDADE VERBAL DA SUA MARCA?
Uma boa identidade verbal ajudará sua empresa a:
1 – Posicionar sua empresa no mercado, com histórias consistentes e que dão vida à promessa da marca.
2 – Atrair, impactar, convencer e vender. Afinal, a maneira e o estilo que sua empresa se dirige aos outros, é essencial para impactar e se conectar com os demais.
3 – Criar regras e normas que treinem e ajudem as equipes a gerarem conteúdos, garantindo a coerência da sua marca.
Todos esses elementos que vimos nesse artigo são estímulos que vão para o exterior da sua empresa e que reforçarão como um todo o posicionamento da sua marca.
Por isso, definir uma identidade verbal, ajudará sua empresa a ser percebida de maneira desejada e alinhada com a sua identidade.
Portanto procure transmitir aquilo que lhe define como marca e assim com certeza causará impacto nas pessoas, na sociedade e no mercado em que sua empresa atua.