Desenvolver uma marca engajadora é sinônimo de sucesso, afinal, a nova geração consome experiências e opta por marcas que as promovam.
A partir do momento que seu público compreende e começa a admirar as ações e o comprometimento para com o desenvolvimento da sociedade e da melhoria da qualidade de vida das pessoas, os clientes são transformados em fãs.
Quando sua empresa se consolida como uma defensora das boas práticas, respeitando o meio ambiente e cumprindo com suas obrigações de forma ética e moral, ela passa a ser percebida com um novo olhar.
Finalmente, quando os produtos e serviços oferecidos cumprem com os objetivos e atendem a demanda de quem os adquire, a informação se espalha e o seu empreendimento é visto como um provedor de soluções que garante qualidade.
Neste post, apresentamos os fatores de sucesso para o desenvolvimento de uma marca engajadora. Continue lendo e saiba mais a respeito desse assunto!
No que consiste uma marca engajadora?
Afinal de contas, o que é exatamente uma marca engajadora?
A conquista dessa posição se dá no momento em que o seu negócio conquista a admiração de:
- consumidores,
- sociedade,
- fornecedores,
- Governo,
- parceiros de negócios.
Essa admiração é resultado de ações que promovem o bem-estar das pessoas, envolvendo inovação, qualidade e integração com o dia a dia da sociedade.
Segundo a pesquisa Edelman Trust Barometer 2022, 67% das pessoas da faixa etária entre 14 e 26 anos dão preferência para marcas envolvidas em causas sociais.
Esse é só um exemplo do que pode ser realizado para desenvolver uma marca engajadora.
Quais os fatores de sucesso para esse tipo de marca?
Independentemente das estratégias a serem desenvolvidas para a criação de uma identidade de negócio e consequente valorização da marca, alguns fatores precisam fazer parte dessas ações.
A identidade da marca precisa ser clara e direcionada aos objetivos que se deseja implementar na empresa.
É preciso construir uma identidade única, onde precisa ser considerado:
- cores,
- tipografia,
- propósito,
- tom de voz,
- etc.
Faz-se necessário o comprometimento de todos os envolvidos no projeto para que os resultados sejam alcançados.
Processos precisam estar bem definidos e o cuidado com a marca deve fazer parte do dia a dia da operação.
A empresa precisa agir segundo as determinações e objetivos a serem alcançados, portanto, toda a corporação precisa caminhar junta e disposta às correções que se fizerem necessárias.
Por fim, a presença é indispensável, ou seja, uma marca engajadora é aquela reconhecida e que está sempre próxima do seu público, portanto, torna-se indispensável que ela seja observada em:
- mídia,
- internet (site e blog),
- redes sociais,
- parcerias.
Nesse sentido, investir no design visual é essencial para a marca atrair o seu público e passar a sua mensagem.
Afinal, como construir uma marca engajadora?
A partir dos fatores mencionados, para construir uma marca engajadora de sucesso, você deve ter em mente qual o objetivo do seu negócio, ou seja, por que e para que ele foi criado.
Outro ponto essencial é refletir sobre qual é a sua visão de futuro para o seu negócio, como você o visualiza daqui a alguns anos.
Para essa construção, você precisa partir das seguintes premissas:
- Você precisa ter ao seu lado profissionais especializados e focados a cuidar da sua marca.
- Precisa ter uma plataforma de marca bem estruturada, ou seja, ela precisa transmitir os seus valores, a sua missão e visão, e isso envolve todo o conjunto visual e verbal utilizado para passar a mensagem desejada ao seu público.
- Deve se manter posicionado na 3ª onda do branding, ou seja, se deixar guiar pelo propósito da marca, onde relevância e propósito jamais se separam.
Como se pode observar, para construir uma marca engajadora você precisa contar com uma equipe especializada e focada para cuidar da identidade do seu negócio.
Precisando de ajuda para construir a identidade de negócio? Conte com a 1516gdm, nossa especialidade é promover o sucesso da sua marca.
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