Branding

Projeto de branding: quando iniciar um?

Projeto de branding: quando iniciar um?

O projeto de branding é o termo utilizado no meio corporativo para falar sobre a estratégia de marca que foca no fortalecimento e no aumento da presença no mercado.

Muitas empresas ficam em dúvida quando é o momento ideal para iniciar a criação desse planejamento, mas, na verdade, isso não existe.

Apenas a sua empresa poderá fazer uma avaliação para identificar como estão as vendas, o clima organizacional e a popularidade no mercado. Assim, será possível saber se há a necessidade de um projeto de branding ou não.

Continue lendo para saber mais sobre esse conceito e veja se agora é o melhor período para iniciar esse planejamento.

Tipos de projetos de branding

O projeto de branding nada mais é do que uma forma de expressar e oficializar tudo que a sua empresa deseja passar para os seus consumidores e público-alvo. Isso envolve diversas questões, como:

  • valores,
  • missão,
  • forma de se comunicar,
  • identidade visual,
  • personalidade,
  • cultura da marca.

Esse conceito, de acordo com Robert Jones, especialista em branding, divide-se em três tipos, dependendo do momento em que a empresa está vivendo.

O primeiro deles é o Start Up, que, assim como o nome sugere, é recomendado para negócios que estão começando a atuar e ainda não são conhecidos no mercado. Logo, o projeto de branding tem como objetivo popularizar a marca e conquistar clientes.

Já o Live is Good é o que foca no reposicionamento e, normalmente, é utilizado quando uma empresa está entrando em um novo mercado ou está expandindo o público-alvo atendido.

Um exemplo é a Havaianas, que não vende apenas chinelos, mas também roupas, alpargatas, tênis e muito mais.

Também há o Crisis, que é indicado para negócios que estão passando por crises, seja pela mudança no comportamento do consumidor, o aparecimento de novas soluções no mercado ou ainda por problemas internos.

Nesse tipo, é preciso identificar a causa do problema e buscar maneiras de superá-lo, detalhando o plano para isso. Além disso, também é necessário fortalecer a marca e comunicar as mudanças para os consumidores.

A Marvel é um bom exemplo, uma vez que passou por uma crise nos anos 90 pela redução de vendas dos quadrinhos e conseguiu se reinventar por meio de produções cinematográficas.

Por que ter uma marca coerente?

O principal motivo para se investir em um projeto de branding é ter uma marca coerente e consistente. Apenas dessa forma será possível:

  • ter uma comunicação eficaz,
  • lançar campanhas de marketing com resultados,
  • criar conexões verdadeiras com o público,
  • oferecer boas experiências aos consumidores,
  • crescer no mercado.

Por isso, investir em branding é indispensável para todas as empresas em todas as situações, inclusive para aquelas que estão indo bem no mercado!

Quando iniciar um projeto de branding?

Nós acreditamos que não há um momento certo para iniciar um projeto de branding. Todas as marcas devem ter esse planejamento traçado para guiar todas as suas ações.

Isso quer dizer que quanto antes essa estratégia for definida, melhor será para os resultados.

E não somos apenas nós que estamos dizendo isso. De acordo com a Lucidpress, plataforma de modelos de marca, ao ter uma presença consistente é possível aumentar até 33% das vendas.

Se você ainda não tem um projeto de branding ou deseja atualizá-lo, conte conosco. Entre em contato para saber como podemos ajudar o seu negócio a crescer, passar por uma crise, reinventar-se ou iniciar sua atuação.