No dia a dia de um negócio, utilizam-se diversas métricas para medir o sucesso e a força que se tem no mercado. Uma delas é o valor de marca.
Por meio dela é possível analisar a força que o seu negócio tem e identificar os pontos que ainda precisam ser melhorados para aumentar a credibilidade no mercado.
Dessa forma, essa métrica deve ser acompanhada por todos os tipos de negócios, independente do seu tamanho ou segmento no mercado.
Continue lendo para saber mais sobre o valor de marca e ver nossas dicas para aumentá-lo.
O que é valor de marca?
Como já falado, o valor de marca é uma métrica utilizada para medir a relevância e a presença de uma empresa no mercado.
Isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está ligado apenas ao seu lucro, também envolvendo outras questões, como:
- o que os consumidores pensam da empresa,
- como eles se sentem sobre ela,
- experiência dos clientes.
E esses conceitos, por sua vez, estão relacionados diretamente com o branding e com as campanhas de marketing.
De forma mais resumida, podemos falar que o valor de marca compreende tudo aquilo que pode influenciar na decisão de uma compra.
Por que agir com base nos valores?
Um dos fatores que mais influencia o valor de marca são os ideais das empresas e se eles são, de fato, seguidos.
Cada vez mais os consumidores desejam ver os negócios se manifestarem sobre questões políticas, econômicas e sociais. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela revista EXAME mostra que 91% dos brasileiros afirmam que confiar que a marca fará o que é certo é um fator decisivo na sua compra.
Apesar disso, apenas 36% deles realmente confiam no que as marcas dizem.
E a desconfiança vai além disso. Segundo o E-Commerce Brasil, 60% dos brasileiros acreditam que as empresas usam questões sociais apenas para vender mais.
Dessa forma, é essencial que seu negócio tenha os valores bem traçados e sempre siga eles, mesmo que isso seja inconveniente financeiramente.
Isso evitará a perda do valor de marca e aumentará a sua confiança no mercado.
Como aumentar o valor de marca?
A principal forma de aumentar o valor de marca é tendo uma cultura forte e buscar, ao máximo, tomar ações que façam sentido com ela, como falado acima.
Mas, além disso, ainda há outras práticas que podem auxiliar nesse momento, como:
- tenha soluções diferenciadas: ofereça produtos ou serviços que realmente tenham um diferencial, seja a qualidade, o preço ou outro fator,
- resolva um problema: crie soluções que solucionem um problema que faz parte do dia a dia dos consumidores,
- faça boas campanhas de marketing: saiba como divulgar o seu negócio para aumentar a sua reputação no mercado,
- crie relações verdadeiras: evite ter uma relação supérflua com o cliente. Peça feedback, faça pós-venda e tente fidelizá-lo,
- crie uma identidade visual forte: ter uma boa identidade visual faz toda a diferença e auxilia as pessoas a reconhecerem a sua marca.
Por meio dessas nossas dicas, você poderá ir além e poderá aumentar o seu valor no mercado.
Se precisar de ajuda para fortalecer o seu branding, conte conosco. Entre em contato para saber mais sobre os nossos serviços e entender como eles podem auxiliar a sua empresa.